Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Banco do Brasil de Mairi fecha as portas por falta de segurança na cidade

Na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, a agência do Banco do Brasil de Mairi fechou as portas por falta de segurança na cidade. Os clientes só estiveram acesso aos caixas eletrônico para realizar saldos, saques, extratos, transferências entre outros.

Saiu um comentário de rua que o banco poderia ser assaltado. Por falta de segurança na cidade, os funcionários da agência fecharam as portas e suspenderam o atendimento. Tem dias que a cidade tem apenas um policial militar de plantão. 

A Cooperativa de Crédito Rural e o Banco do Bradesco atenderam normalmente. De acordo com informações, por volta do meio dia chegaram algumas viaturas da Cipe/Semiárido, Cael e da Polícia Militar, no centro da cidade.

Ainda segundo informações, a direção do Banco do Brasil só reabrirá as portas da agência na próxima semana se tiver um melhoramento na segurança da cidade.

Da redação do blog Agmar Rios

Vento derruba estrutura metálica em rede elétrica e causa blecaute na região de Capim Grosso

Capim Grosso ficou cerca de 2 horas sem energia nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, por causa de danos causados na rede elétrica.

Um forte vento arremessou a estrutura metálica de um galpão em cima da rede elétrica que fica às margens da BR-407, na saída de Capim Grosso para Senhor do Bonfim.

Três postes foram danificados causando a interrupção de energia em toda cidade, o incidente aconteceu por voltas 15:00hs e passou quase 2 horas sem energia, voltando apenas em parte da cidade.

Técnicos da Coelba estão realizando os reparos para que o serviço de fornecimento de energia seja restabelecido em toda cidade de Capim Grosso e algumas cidades da região que foram afetadas.

A qualquer momento mais informação.

Texto e fotos: FR Noticias

Foi improviso sim!


José Reinaldo - Professor da rede municipal


José Reinaldo - por e-mail.

O que entendemos por jornada pedagógica? Você que é professor, de quantas jornadas já participou? Elas são diferentes não é? Umas são boas, produtivas, outras nem tanto. Vamos ser sinceros algumas não deixam um pingo de saudades não é mesmo? A gente só fica para não perder uns trocados que o "pessoal" faz questão de tirar do nosso contra cheque no fim do mês em caso de ausência. Concorda? Pois essa última  jornada foi dessas que a saudade que deixa é o desejo de que nunca  mais volte. Foi tanto que algumas pessoas abriram mão até dos trocados que serão cortados mesmo sabendo que fazem uma falta danada no orçamento do mês. Ou seja: pagaram para não ver.
            Para começar, todos já sabem que educação no Brasil não é prioridade para político nenhum, ao contrário é um entrave para sua gestão. Alguns dizem até que professor encrenca demais, exige muito, etc, mas a verdade é que a verba do FUNDEB é a maior de todas.  Aqui em São José do Jacuípe a coisa não é diferente, quem não se lembra da jornada do ano passado em que a gestora municipal estava presente e disse em seu discurso que iria fazer de tudo pela educação? Pois nessa jornada ela sequer apareceu. Quem foi lá? O Secretário de Administração Geral, segundo o mesmo, técnico formado em economia. Desconhecido no município, ele assumiu o cargo a menos de um mês mas está cheio de ideias.  Alias a atual gestão é recorde no quesito mudança de secretários e pessoas em cargos comissionados, pelo fato dos mesmos pedirem para sair, a exemplo dos secretários de educação e saúde. Na falta de pessoal qualificado improvisa-se.
            Numa jornada pedagógica espera-se que aconteçam seminários, debates, rodas de leituras, oficinas sobre as disciplinas a serem ministradas nos colégios, metas são traçadas, professores se reúnem por área de atuação, tudo em prol da educação. Entretanto aqui a cada ano que passa a jornada fica mais insossa. No convite enviado aos professores (vale lembrar que nem todos foram convidados, mesmo com toda facilidade que temos atualmente em termos de comunicação como e-mail, celular, rádio, facebook, carro de som, alto falante da igreja, etc) a jornada estava programada para os dias 29 e 30 de janeiro, na prática só houve o encontro no dia 29. Ou seja, um verdadeiro improviso.
            Vimos um professor formado em Turismo amigo do Secretário de Administração Geral ministrando a palestra pelo turno vespertino falando de marketing, produtos, oferta, invenções estranhas e no final fazendo uma dinâmica (com poucos professores, pois a maioria não se dispôs) sobre compra e venda de produtos que prometiam fazer o impossível a exemplo de uma pia que lavava pratos sozinha. É mole? Somos obrigados a aceitar isso?
            Penso que já chegamos ao "cúmulo do mínimo" e a partir daqui não temos mais descida, ou paramos por aqui e ficamos nesse buraco, ou vamos ter que subir, como eu ainda não sei.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Carro capota na estrada do distrito de Angico, município de Mairi

Na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro de 2014, por volta das 13h30min, aconteceu um acidente envolvendo o carro de Cosme do Ônibus, na estrada vicinal do distrito de Angico, município de Mairi. 

O Corsa seguia sentido Mairi e capotou numa curva. Segundo informações de populares, o motorista e o carona sofreram ferimentos leves.

O acidente aconteceu entre o Lixão do Jenipapo e o povoado do Sanharol. O carona que sofreu ferimentos foi socorrido e encaminhado para o hospital de Mairi para receber atendimento médico.



Aguardem mais informações...
Redação e fotos: Agmar Rios

Colisão envolvendo carro e moto no trecho da BA-130, que liga Mairi a Várzea da Roça

Na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, por volta das 9h30min, aconteceu um grave acidente envolvendo um Gol Bola e uma moto no trecho da BA-130, que liga Mairi a Várzea da Roça.

Segundo informações de populares, o condutor da moto Honda Fan, de prenome Genivaldo, gari da prefeitura de Várzea da Roça, seguia sentido Mairi, tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu frontalmente contra o Gol Bola que trafegava no sentido contrário, conduzido por Ademilsom da Cruz Pacheco.

Genivaldo foi socorrido pela equipe do SAMU-192 e encaminhado para o hospital de Mairi. O condutor do Gol foi encaminhado para o hospital de Várzea da Roça. Os dois moram em Várzea da Roça.

Com o impacto da batida, o carro ficou com a frente destruída e a moto ficou com a jante e as bengalas empenadas, pneu estourado, painel quebrado e outros acessórios danificados. A Polícia Civil e a Polícia Militar de Várzea da Roça estiveram no local registrando o Boletim de Ocorrência. Depois, Genivaldo foi transferido para o HGE, em Salvador.



Redação e fotos: Agmar Rios

Chuva acompanhada de rajadas de vento destrói cobertura de Posto de gasolina em Gavião

Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, uma chuva acompanhada com rajadas de vento causou danos em vários pontos na cidade de Gavião. 

Segundo informações do Gavião Noticia, algumas casas foram destelhadas, centro de abastecimento e o posto BR tiveram suas coberturas danificada. O fato durou aproximadamente 5 minutos, mas foi o suficiente para deixar rastro por toda cidade. Não houve vitimas.

Fonte: Foguinho Eventos/Informações e fotos: Gavião Notícias

domingo, 26 de janeiro de 2014

O Crime dos Braços Cruzados (e da inutilidade)



Imagino um rapaz saindo com os amigos para dar um mergulho no rio, com certeza ele não imagina que algo de ruim irá lhe ocorrer. Beija sua esposa e seu bebê de dois meses e segue. Não volta,mas poderia ter voltado. Durante semanas eu tentei me segurar para não escrever sobre o assunto pois não queria causar desconforto em ninguém e nem desgastar minha imagem, mas, certas coisas não podem passar sem ser ditas.
Vivemos uma era de idiotice, onde mais valioso é postar o vídeo da morte do que socorrer a vítima. Prova disso é um vídeo onde uma mãe e um bebê foram baleadas no banco traseiro de um carro e uma multidão de pessoas fica olhando sem mesmo se preocupar em estancar os sangramentos - que é o procedimento adequado de primeiros socorros. Essas pessoas ficam assistindo as duas morrerem e filmando com seus celulares para depois publicarem no Facebook e no Youtube, se dizendo indignadas com a violência do país. Hipócritas.
Eu sempre soube que em São José do Jacuípe existe um alto índice de inúteis, mas não a este ponto. No dia 04 de janeiro, o jovem Jodean, de Capim Grosso, morreu afogado no poço do roncador, mesmo tendo sido socorrido ainda vivo, chegou sem vida à UPA. Se tivesse sido socorrido momentos antes, talvez ainda estivesse vivo e cuidando de sua família. Mas infelizmente sua vida foi ceifada, mas não pelas águas e sim pela covardia, pelo comodismo de um monte de parasitas. Isso mesmo, muitas pessoas estavam no momento do afogamento e ficaram de braços cruzados assistindo o rapaz morrer.
É revoltante isso, chego a sentir ânsia só de pensar no egoísmo, no espírito de porco de gente que teve a coragem de ver alguém morrer e simplesmente assistir. Não quem saber quem foram esses monstros, não vale a pena, mas que toda a comunidade saiba que na prática esse crime de braços cruzados existe. Chama-se omissão de socorro, de seis meses a três anos em regime fechado. Mas com certeza os brutos que preferiram deixar o coitado morrer a sair de seus lugares confortáveis não devem saber disso, devem achar muito divertido ver uma pessoa perder a vida.
Essa inutilidade me dá nojo.

Ônibus com 40 passageiros cai da ponte na BR-116

Um ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia a linha Floresta Azul – BA à São Paulo perdeu perdeu o controle e caiu de uma ponte com 40 passageiros na BR-116 no estado de Minas Gerais na manhã deste domingo (26) por volta das 5:15 hs.

Um motorista de outro ônibus da mesma empresa que fazia a mesma linha chegou ao local minutos depois e tentou ajudar no resgate das vítimas. segundo o motorista, um recém nascido foi visto boiando na água e foi levado pela correnteza.

Segundo informações do motorista do veículo acidentado, o ônibus saiu da rodoviária de Floresta Azul por volta das 22:00 hs de ontem ao chegar na ponte a direção travou e o veículo caiu da pista.

Todos os feridos foram levados para um hospital próximo ao ocorrido e de acordo com a contagem, apenas o recém nascido está desaparecido.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Secretário de Educação de São José do Jacuípe deixa o cargo

Em conversa com o professor Milton Mascarenhas na noite dessa quinta-feira, 24, fomos informados de que o mesmo está deixando o cargo de Secretário de Educação. No cargo desde o início do mandato, Milton colocou que o motivo de sua saída se justifica pelas interferências externas e autonomia limitada dentro do cargo. O pedido de desligamento já foi protocolado na prefeitura, faltando apenas a publicação no Diário Oficial do Município.
Por conta do cargo, o professor Milton que atua também no município de Gavião já solicitou a revogação da licença e estará compondo o quadro docente de 2014, assim como o retorno para a sala de aula no Colégio Municipal de Itatiaia. Graduado em letras, com licenciatura em língua estrangeira moderna, com foco no Inglês, Milton deixou claro que não pretende de forma alguma voltar ao cargo.
Além de Milton, a administração da prefeita Verinha tem registrado outras baixas: Ariel, que atuava como Secretário da Saúde, Jota, que atuava como Secretário de Finanças; Marcelo, que atuava como chefe da Guarda; Ananilha, filha da prefeita, que chegou a atuar como Secretaria da Administração Geral, sendo substituída pelo professor Francisco, da cidade de Feira de Santana, com participação na administração do prefeito Sivaldo Rios em Capim Grosso, dentre outras situações que estariam comprometendo a gestão da prefeita Verinha. É o que diz o povo de São José do Jacuípe.  
Texto: Arnaldo Silva/Foto: Facebook do professor Milton. 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Joalheria é assaltada em Capim Crosso

Por voltas das 9h da manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2014, a Joalheria Eude Joias, situada na Avenida ACM, na cidade de Capim Grosso, foi assaltada.

Segundo informações de uma das funcionárias que estava presente no momento da abordagem, um homem de camisa vermelha, aparentando ter aproximadamente 30 anos, adentrou na loja pedindo para ver algumas alianças, quando declarou que se tratava de um assalto.
As duas funcionárias foram trancadas em um sala, no interior da loja, enquanto o meliante colocava peças de ouro dentro de uma bolsa rosa. “Tenha calma, eu sou profissional”, foi o que disse o assaltante, segundo contou a vítima.

Ainda segundo as descrições, o homem se mostrou muito calmo, não sendo agressivo em nenhum momento. Apenas peças de ouro foram levadas da loja, demais mercadorias não despertaram nenhum interesse na ação. A Policia foi chamada, comparecendo ao local para fazer as devidas averiguações.

Texto e Fotos: FR Notícias

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nota de Pesar por Seu Menininho

"E Deus lhes enxugará dos olhos todas as lágrimas. E já não haverá mais morte, pranto ou dor, pois as primeiras coisas passaram".  Apocailpse 21:4


Nossos corações estão pesados nessa hora de dor e tristeza, pois um servo fiel deixou de engrossar nossas fileiras aqui na terra. A simplicidade e humildade deste homem que a tantos contagiava com sua alegria jovial já não será vista por aqui. Manoel Gomes. Marido, pai, avô, amigo, irmão, tio, cunhado, servo de Deus, homem de Deus. Um senhor cuja vida e amizade nos permite mesmo aqui, chamá-lo como sempre: Seu Menininho. Para nós Adventistas do 7º Dia, Irmão Menininho.

Sua calma e paciência no cumprimento da obra nos foi uma lição que perdurará e inspirará. Sua dedicação ao que fazia, desde o simples sorriso e aperto de mão na recepção, à janela fechada e cadeira recolhida foi um exemplo para todos. Os congressos já não serão os mesmos sem o seu trabalho e sua jovialidade de senhor menino. As rodas de conversa perderão um  pouco a graça sem suas brincadeiras.

Mas algo não acabará: A esperança.

A esperança que guardamos do retorno do Senhor Jesus. Nesse dia, os justos levantarão de suas sepulturas e revestidos da imortalidade subirão ao céu. Então, enfim encontraremos os nossos queridos que agora dormem, e entre eles estará o menino guerreiro, engraçado e lutador: Seu Menininho.

Por enquanto estamos tristes, pois toda despedida causa lágrimas, mas temos a certeza de que nosso irmão está selado pelo sangue do Cordeiro, e agora descansa de sua labuta, aguardando o dia de se encontrar com o Salvador. Que o Senhor conforte  família e amigos, que eles se sintam abraçados por nós.

Nossos sentimentos.


Igreja Adventista do 7º Dia
de São José do Jacuípe - BA

Grave acidente envolvendo Caravan e caminhão deixa uma vítima fatal próximo a Várzea da Roça

Na noite deste domingo, 19 de janeiro de 2014, por volta das 20h, aconteceu um grave acidente envolvendo uma Caravan e um caminhão boiadeiro, na BA-130, trecho que liga Várzea da Roça a São José do Jacuípe.

O acidente aconteceu próximo a Vila dos Irrigantes, no município de Várzea da Roça. Os dois veículos colidiram. O caminhão 1518, de cor amarela, placa JLZ-6448, licença de Mairi era conduzido por Rafael, filho de Ranael de Mairi. Já a Caravan de cor azul, placa JLT-4062, licença de Várzea do Poço, era conduzida por Valdir Marques de Oliveira, de 48 anos, conhecido como Didi Pescador, de Várzea da Roça.

O condutor do caminhão, nada sofreu. O motorista do carro morreu no local do acidente. Os outros ocupantes da Caravan: Edisom de Oliveira Santos, Pedro Helio Nascimento da Silva, Edelzito Martins da Silva, Edinaldo Oliveira Ferreira e Zenilton de Oliveira Silva, deram entrada no hospital de Várzea da Roça, receberam os primeiros atendimentos e depois foram transferidos. 






Redação e fotos: Agmar Rios

domingo, 19 de janeiro de 2014

Carro capota em estrada vicinal próximo a cidade de Várzea da Roça

Na manhã deste domingo, 19 de janeiro de 2014, um Gol de placa OKO-7177, licença de Várzea da Roça, capotou na estrada vicinal, sentido ao povoado de Barracas, no município de Várzea da Roça.

De acordo com informações, o veículo conduzido supostamente por Zé da Padaria. Ele teria perdido o controle da direção, bateu em um barranco e capotou. O veiculo ainda se encontra no local do acidente com sinal de que foi depenado.

Fonte: Val Bahia News

Cratera na BA-131 completa um ano e moradores realizam festa de aniversário

Cerca de oitenta pessoas do município de Saúde, realizaram na manhã deste domingo, 19, na BA – 131, que liga a BR – 324 ao município de Senhor do Bonfim, mais um protesto contra a falta de iniciativa das autoridades quanto ao problema causado pelas chuvas registradas em Janeiro de 2013, no município de Saúde, causando entres os prejuízos, a criação de uma cratera na BA – 131, na altura do Povoado de Paiaiá.

Nesse período, a imprensa da região registrou dezenove acidentes no local, entre as ocorrências, um Ônibus da São Luis que tombou no dia 02 de Fevereiro de 2013, resultando em diversas pessoas feridas, dentre outras situações que vem deixando motoristas e moradores dos municípios de Caém, Saúde, Pindobaçu, dentre outras localidades bastante revoltados.

Na manifestação em comemoração a um ano da cratera da vergonha, os manifestantes cantaram parabéns, distribuíram bolo e refrigerante, apresentaram cartazes cobrando providências, numa forma bem hilária de chamar à atenção das autoridades.

Diante do exposto mais uma vez, com a palavra as autoridades responsáveis pela BA – 131, mais uma importante rodovia da região.

Da redação, com informações e fotos extraídas do site: Espaço Aberto.Net, do Radialista André Araújo, da Rádio Paiaiá FM.