Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DNIT libera pista da BR-324 em Riachão do Jacuípe

Foi liberada por volta das 16h desta quarta-feira,27, a pista principal que passa sobre a ponte do Rio do Boqueirão, em Riachão do Jacuípe, que teve a sua cabeceira levada pela correnteza na última sexta-feira, 22. 

O DNIT em pleno serviço de recuperação da via na tarde de terça-feira, 26, havia dado uma previsão de até sexta-feira, 29, mas antecipou a liberação.

Os primeiros dias os veículos tiveram que pegar outras alternativas de rotas, depois foi feito um desvio ao lado esquerdo da ponte na saída para Tanquinho.

Fonte: CN

Comunidade de São José do Jacuípe entrega mais de 30.000 peças de roupas em Riachão





Representantes das Entidades de São José do Jacuípe
Entidades de São José do Jacuípe se mobilizaram nos dias  24 e 25 de janeiro (domingo e segunda-feira), para arrecadar doações para as pessoas desabrigadas pelas chuvas em Riachão do Jacuípe. Após uma rápida mobilização via redes sociais, realizada pela UMJPS (União Municipal de Juventude e Participação Social), coletivo informal de mobilização, grupos saíram às ruas, batendo de porta em porta para pedir roupas, cobertores, calçados e alimento para enviar à comunidade de Riachão do Jacuípe, onde os desabrigados já passam de três mil. A resposta da população extrapolou as expectativas, pois foram arrecadados uma tonelada e meia de alimento, dinheiro revertido em água mineral, fraldas descartáveis e leite em pó, mais de quinhentos pares de sapatos e sandálias e a quantia impressionante de 30.000 (trinta mil) peças de roupas e cobertores.
Participaram da ação: UMJPS, APLB Sindicato, Grupo Jovem da Igreja Católica, Clube de Desbravadores Arautos da Fé, Clube de Desbravadores Guardiões da Verdade, Rádio Jacuípe FM, Ministério da Mulher Adventista, Clube de Jovens Aves do Sertão, Clube de Jovens Jovens do Advento e AACEJA (Associação Artística Cultural e Educativa Jovens em Ação). As doaões foram alojadas na sede a APLB sindicato. Toda a arrecadação foi entregue na manhã do dia 26 no Centro Paroquial Padre Justino Russolillo em Riachão do Jacuípe, pelas entidades participantes, que contaram com transportes cedidos pela Prefeitura Municipal de São José do Jacuípe. 




Redação: Pablo Rios
Fotos: Foguinho Ribeiro e Leonan Oliveira

domingo, 24 de janeiro de 2016

Entidades de São José do Jacuípe se unem em prol da comunidade de Riachão

:
Entidades reunidas: #Somostodosjacuipenses
Centenas de pessoas ficaram desabrigadas devido as enchentes das últimas chuvas na cidade de Riachão do Jacuípe, cidade localizada no km 54 da BR 324. O Rio Jacuípe transbordou, danificando uma ponte e derrubando outra, além de invadir mais de 80 casas deixando famílias completamente desabrigadas. Estas estão alojadas em casas de parentes, amigos e em escolas da localidade.
Após uma reunião de emergência na noite deste sábado (23), com representantes do movimento social UMJPS (União Municipal de Juventude e Participação Social), AACEJA (Associação Artística Cultural e Educativa Jovens em Ação) e APLB Sindicato, na sede desta última, foi organizada uma mobilização que contou com a participação das entidades locais. Com a hashtag #somostodosjacuipenses sendo compartilhada nas redes sociais, os membros das entidades foram convidados a sair em busca de donativos.
Na manhã de hoje, dia 24 de janeiro, contando com a sonorização de Jessé Almeida, as entidades saíram pelas ruas pedindo doações de roupas, cobertores, materiais de higiene pessoal, calçados e alimentos não perecíveis.
A resposta foi muito boa, pois a comunidade se sensibilizou. Cidadãos cederam seus veículos para ajudar a carregar os donativos. Até então foram recolhidos centenas de quilos de alimento e incontáveis peças de roupas, que a organização estima em torno de 3 a 4 mil. A campanha vai durar a semana inteira, e quem desejar fazer a sua doação deverá leva-la até a sede da APLB Sindicato, situada na Praça Aristóteles Barros Rios. O movimento também está arrecadando dinheiro, que será usado para comprar fraldas descartáveis, leite em pó, água mineral e kits de higiene pessoal. Ainda esta semana, todas as doações serão encaminhadas para a cidade de Riachão do Jacuípe.

Participam da campanha as entidades:

Clube de Desbravadores Arautos da Fé
Clube de Desbravadores Guardiões da Verdade
Grupo Jovem da Igreja Católica
Ministério da Mulher da Igreja Adventista
Clube de Jovens Adventistas Jovens do Advento
Clube de Jovens Adventistas Aves do Sertão
Jovens Adventistas de Jaboticaba
AACEJA
APLB Sindicato
UMJPS
Rádio Comunitária Jacuípe FM 104,9

Redação: Pablo Rios/Foto: Foguinho Ribeiro


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Está acabando, o pior já passou

Pablo Rios é escritor, funcionário público federal
e odeia gostos amargos.


Feliz Ano Novo!!! Que 2016 seja repleto de realizações para todos vocês!
Faz vinte anos que acordei ouvindo minha mãe dizer: "São José já respira ares políticos", e isso jamais saiu de minha cabeça e sempre que o ano das eleições municipais começa, esta cena vem à minha mente. Começamos mais um ano de eleições municipais e conquanto já existam mais pré-candidatos a prefeito e a vereador do que desejaríamos, a bagunça sequer começou. Logo, parentes, vizinhos amigos deixarão de se falar pelo medíocre motivo da politicagem e daqui a pouco as pessoas esquecerão times de futebol, religião e grupos de atividades para rotular os outros como "o povo de fulano e o povo de cicrano". Ou seja, a idiotice ainda não tomou conta do cérebros mais fracos.
Mas esse é um assunto para malhar daqui a alguns meses ainda, o que trago hoje é uma injeção e ânimo para você que não se iludiu com a inauguração de uma praça. Meu povo, aguenta! É só esse ano! Depois de três anos de descaso, promessas não cumpridas, perseguições e falta de compromisso, apenas um ano separa nosso município da luz no fim do túnel assombrado pela Turma do Compromisso.
Até o momento vimos greves, processos judiciais, denúncias de corrupção, abandono dos convênios do consórcio dos municípios e outras aberrações políticas, mas já está acabando. Não pensem que estou dirigindo estas palavras como apoio a quem quer que seja, mas eu tenho a plena certeza de que depois de ver para crer a hecatombe administrativa que a prefeita e seus manipuladores de cordas fizeram, o povo não cairá na indecência de manter o mesmo grupo no poder ou reelegê-la, caso tenha a pachorra de se candidatar. Chega! Foi uma pra ver, crer e correr.
O ano de 2015 foi um marco na história política dessa cidade. Denúncias foram feitas, o povo se mobilizou, se manifestou, mostrou a insatisfação com a escumalha que tem pichado a história dessa cidade. Máscaras caíram quando passamos a ter conhecimento dos vereadores que lavaram as mãos em vez de fazer justiça e preferiram passar a mão na cabeça dos desviadores de dinheiro público e concordaram com a corrupção que tomou conta do executivo. Concordaram com a folha assombrada por fantasmas e acham que estão bem na fita.
Após três anos engasgados, mal esperamos a hora de cuspir o descaso e a falta de compromisso. E faltam só doze meses. Aguenta cidade, aguenta povo! Falta pouco.