Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

Queda do Muro de Berlim completa 25 anos

Cidadão alemães destroem parte do muro
Após 28 anos de sua construção, no dia 9 de novembro de 1989, o governo da Alemanha Oriental anunciou que iria abolir as restrições de viagens de seus cidadãos à Alemanha Ocidental. A decisão seria oficializada no dia seguinte, mas na mesma noite, milhares de pessoas de ambos os lados marcharam para o muro e o saltaram. Sem orientações oficiais de como proceder, os guardas do muro nada fizeram e permitiram que as pessoas subissem e saltasse o muro.
As multidões se encontraram em atmosfera de celebração. Pessoas que nunca antes haviam se visto e viviam separadas pelo muro se abraçaram emocionadas, bem como velhos amigos ou familiares separados durante 28 anos. Já era madrugada e muita gente não soube da manifestação e só apareceu pela manhã. Durante toda a noite, as boates ocidentais distribuíram cerveja de graça para todos.
Porém, houve um mal entendido no anúncio do fim da restrição e muitas pessoas, em busca de souvenirs, começaram a destruir o muro, o que logo foi entendido como sendo a posição oficial dos governos. Na manhã seguinte, ao saberem do ocorrido, os Deputados interromperam a discussão do orçamento e espontaneamente cantaram o hino nacional no plenário do congresso.
Nas semanas que se seguiram, máquinas foram usadas para remover grandes partes do muro. Este evento ficou mundialmente conhecido como a queda do muro de Berlim e o fim da guerra fria. Partes do muro foram enviadas ao mundo inteiro para relembrar aquele tempo de separação, algumas partes ainda estão em pé e servem de ponto turístico, o próprio governo estimula a visita dos cidadãos aos locais. Com a finalidade de relembrar este acontecimento histórico, partes do muro estão sendo reconstruídas, mas grande maioria do trajeto conserva apenas a linha do alicerce como marco histórico e boulervards a acompanham.
Marco histórico por onde passava o muro
O Muro
Muro de Berlim era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas.
Construção do Muro
A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
Texto: Pablo Rios
Fotos: Google

Nenhum comentário: