Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

A Dura Realidade (atual) do Município de São José do Jacuípe

Como prometido, venho mais uma vez cobrar as promessas da Administração Cidade Unida é Cidade Feliz. Nos festejos juninos de 2013, a Turma do Compromisso, em um ato de oportunismo aproveitou um intervalo da festa para tentar se promover e exibiu uma matéria intitulada "A dura realidade do município de São José do Jacuípe".
Como todos vocês lembram, o vídeo começa falando sobre a gestão 2009-2012, ao exibir os arquivos da prefeitura, canaletas soltas, computadores da sala de manutenção, afirmando que foi uma gestão que "somente envergonhou o povo de São José do Jacuípe" e segue para o almoxarifado, onde apresenta carros quebrados e danificados, inclusive os que já não saiam do lugar desde gestões anteriores. Cadeiras escolares quebradas e amontoadas e livros que segundo eles deveriam estar servindo os alunos da rede municipal de educação. Então eles questionam o ex gestor pelo fato de não ter concluído as Casas Populares II, Farmácia Básica na sede, Quadra de Esportes e Posto de Saúde em Itatiaia. Para finalizar a primeira parte do vídeo, a turma do compromisso fala dos débitos deixados pelo ex gestor na EMBASA e Caixa de Previdência, além do salário de dezembro, 13º e 1/3 de férias.
Então começa a parte da demagogia, quando afirmam que em menos de seis meses de mandato, todos os prédios escolares foram reformados "numa demonstração que governo Cidade Unida é Cidade Feliz vai contribuir em todos os aspectos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", palavras ditas no vídeo. Nesse mesmo tom é anunciada a construção de uma "praça moderna voltada para o bem estar da população" na lagoa da entrada da cidade e apoio dado ao Jacuípe na conquista do vice campeonato no Jazidão 2013. Então, é feita a promessa da construção em tempo recorde de uma creche no município de Itatiaia.O vídeo é encerrado com a promessa de que muitas outras ações serão feitas pela atual gestão.
Agora vamos falar da vida real.
Carros quebrados foram exibidos no vídeo, inclusive carcaças que estão lá desde antes da gestão acusada. A realidade que vemos hoje é a de carros públicos sendo usados para fins particulares, inclusive veículos que deviam estar a serviço da educação sendo "destacados" para os passeios de fins de semana da família real, sem falar na tensão que reina entre os motoristas e a gestora, por conta de salários defasados. Quanto à sandice sobre os livros "descartados" no almoxarifado, eles nem em sonho poderiam ser usados em sala de aula, pois eram livros que a mais de cinco anos já estavam fora de circulação, mas como para quem precisa se promover, toda a nuvem é de chuva, eles não tiveram escrúpulos em usar essa falácia. Sim, haviam carteiras quebradas no almoxarifado, mas não faltavam cadeiras nas escolas. No entanto, na atual gestão, a educação passa por uma total instabilidade, com evasão de alunos para outros municípios, queda no IDEB e as paralisações feitas pelos professores por conta da negativa da gestão em pagar o piso a cada começo de ano. Nos dois primeiros anos, a falta de material escolar passou dos limites, no primeiro ano, as cadernetas de frequência só apareceram na segunda metade do ano.
Sobre obras atrasadas: Onde estão as Casas Populares 3, que além de não estarem prontas, são herança da gestão anterior, assim como a Farmácia Básica (inaugurada somente este ano), ginásio de esportes e posto de saúde em Itatiaia? Sim, a atual gestão não tem uma obra que seja conquista própria, todas até o calçamento feito são heranças. O ginásio de esportes do Colégio Municipal  São José foi conseguido pela equipe da educação 2009-2012, por meio do PAR. As únicas obras realmente oriundas desta gestão são o muro do cemitério, que a própria gestora precisou de ordem do Ministério Público para fazer e o quebra-molas apelidado de invisível, que só foi feito após dois jovens se envolverem em um acidente. Sobre as dívidas, o 1/3 de férias precisou de ordem judicial para ser pago e o salário de dezembro/2012 e o 13º ainda não foram pagos, pois os bois de careta desta gestão tratam esses débitos como se não fossem da prefeitura. Bandas se recusam a tocar nas festas juninas da cidade por não terem recebido os cachês do ano anterior, como foi visto nas redes sociais. O parcelamento da Caixa de Previdência foi votado pela câmara de vereadores mas ainda não foi paga nenhuma parcela.
Não sei se estou com os olhos mais ruins do que eu pensava, mas ainda não vi a praça moderna feita no lugar da lagoa da entrada da cidade. A creche que seria construída em tempo recorde ainda não saiu, pois é uma obra federal e a turma do compromisso prometeu o que não sabia. Pintaram os prédios públicos e chamaram de reforma, uma reforma tão boa que o muro da Escola Laurentino está prestes a cair e a reforma do mesmo está vindo a passos de formiga. Não preciso mencionar os processos por negativas a assistência a alunos com necessidades especiais, ações movidas pela APLB, dança de cadeiras nas secretarias, favores a aliados, perseguição a quem votou contra e ausência da prefeita que passa semanas sem aparecer na prefeitura.Não apareceu na inauguração da farmácia básica, nem na conferência de saúde, não estava presente na recepção do governador, deixando no ar a pergunta: tem prefeita?
Avalie e conclua que a atual gestão apenas "envergonha o povo de São José do Jacuípe", no seu descaso por tudo aquilo que prometeu em campanha. Segue abaixo o link do vídeo. Por favor, lembrem-se que o produtor e narrador do vídeo são profissionais pagos e não respondem pela hipocrisia do texto.

Nenhum comentário: