Páginas

domingo, 24 de dezembro de 2017

Entrevista: Adrieli de Oliveira Souza

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
Adrieli de Oliveira Souza

Existem pessoas que encaram a leitura como uma tortura, outros como perda de tempo, mas por sorte, há aqueles que a abraçam como meio de construção do aprendizado e do caráter e como estilo de vida. Há ainda quem enxergue na leitura o ponto de partida para uma jornada de vivência e mudança. É o caso de Adrieli de Oliveira Souza, 21 anos, que até então, leu 96 livros em 2017. Natural de Capim Grosso, mãe de dois filhos, essa estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas encontrou com certeza um novo universo por meio da leitura.
Recentemente, premiada junto com outros estudantes como Aluna Nota 10 do colégio em que estuda com uma viagem turístico cultural a Salvador, Adrieli teve a oportunidade de falar para a Assembleia Legislativa da Bahia, apresentado um dos projetos da Escola, o Simpósio de Leitura e participar de um bate papo com o Governador Rui Cota e o Secretário Estadual de Educação, Walter Pinheiro, no site Papo Correria. Em entrevista ao Blog Cuscuzeiro, ela fala um pouco de sua trajetória como leitora.

Blog Cuscuzeiro - Seu gosto por leitura é algo novo ou vem de muito tempo?
Adrieli de Oliveira Souza - A leitura faz parte da minha vida desde a 4ª Série, então cresci com o hábito de ler.

BC - Houve algum fator ou pessoa responsável por despertar esse gosto?Ou foi algo que partiu deliberadamente de você?
Adrieli - Houve um fator sim. Na 4ª Série fui vítima de um ato racista e preconceituoso e a forma que a´professora encontrou para falar do assunto foi faz
endo a leitura do livro Irmão Negro, de Walcir Carrasco. Aí foi onde me encantei, li novamente o livro e daí não parei mais.

BC - Esse ano você leu mais de 90 livros. Um feito incrível. Suas leituras passam por quais gêneros de livro? Você tem um gosto fixo?
Adrieli - Gosto de livros baseados em fatos e histórias reais. Mas prefiro, na maioria das vezes, livros com o contexto da segunda guerra mundial.

BC - Além de "Irmão Negro" que foi o ponto de partida, há algum outro livro ou personagem que marcou sua vida de forma especial?
Adrieli - Sim, Anelis Frank, do livro "O Diário de Anne Frank.

BC - Pode compartilhar o motivo?
Adrieli - Pasei por um estágio de depressão quando perdi a guarda da minha filha e a vidada personagem me ajudou a superar e encontrar forças. Me identifiquei com ela. Nesse período foi onde me escondi do mundo e me achei nos livros. Li muito para tentar fugir da realidade.

BC - Todos sabemos que a leitura é uma base crucial para a formação. De que forma ela tem te ajduado em seu aprendizado estudantil e pessoal?
Adrieli - Leitura é a forma mais ágil de absorver conhecimento. Sinto que tenho mais facilidade para compreender certas situações, meus vocabulário melhorou e meu curriculum escolar melhorou bastante. Evoluí muito dentro da escola.

BC - Você conseguiria calcular quantos livros já leu?
Adrieli - Nunca fui de saber quantos lia, eu apenas lia... Mas esse ano, através de um grupo de leitura, estabelecemos uma meta de 100 livros e aí comecei a fazer um mapa dos livros lidos. Li 96, mas teve outra garota que leu 110.

BC - Essa meta permanecerá para os anos futuros?
Adrieli - Sim. Neste ano de 2018 pretendo continuar.

BC - Você teria um conselho para quem não gosta de ler?
Adrieli - Pode ser uma citação?

BC - Claro.
Adrieli - "Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma." George R. R. Martin.

BC - Obrigado por suas palavras. Muita leitura e paz pra você.
Adrieli - Agradecida.

BC - Eu que agradeço.

Nenhum comentário: