Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

São José do Jacuípe: 4º Caminhada para o envelhecimento saudável


Na manhã de hoje (28), os idosos jacuipenses participaram na 4º Caminhada para o Envelhecimento Saudável, mais uma vez realizada por Celidalvo Alves Produções e Eventos. Após uma caminhada pelas ruas da cidade, todos se reuniram no plenário da Câmara Legislativa Municipal, para um deliciosos lanche, sorteio de brindes doados pelo comércio e pessoas locais e para ouvir boa música sertaneja de raiz. Rondivon e Barreirinho inciaram a cantoria, seguidos de Tonho de Virgilina, Jucélio e Lando. Foram acompanhados por Joel, que tocou seu pandeiro de couro.
As músicas animaram os mais de cem participantes. Um grupo bastante empolgado fez um samba de roda ao som da viola. Muitos sorteios encerraram a programação que foi mais uma vez um sucesso e contou com a divulgação da Rádio Jacuípe FM 104,9 e a cobertura do Blog Cuscuzeiro.













sábado, 27 de setembro de 2014

Banco do Brasil de Capela do Alto Alegre é explodido



Segundo informações, na madrugada do sábado, 27 de setembro, por volta das 2 horas  e 40 minutos, a  agência do Banco do Brasil da cidade de Capela do Alto Alegre foi explodida. Ainda não se tem informações se foi levada alguma quantia em dinheiro e como foi feita a ação. A equipe do VR14 está coletando mais informações.


Redação: Jorge Henrique
Com irnformações e fotos de Raphael Silva

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Colégio Estadual Berilo Vilas Boas realiza Fórum Estudantil

Na tarde desta sexta-feira, 26 de setembro de 2014, foi  realizado na cidade de São José do Jacuípe o I Fórum Estudantil do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas (pacto Ensino Médio), com o tema Juventude Protagonista, com o subtema para discussão: Identidade- Cultura- Trabalho.
Realizado nas dependências do próprio Colégio, situado na Rua Ramiro Grande, São José do Jacuípe. O evento contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e noturno além da participação de Diretores, Professores e convidados. Foram montados stands que mostravam fontes de renda e emprego de São José  do Jacuípe (feira livre, prefeitura, olaria, etc.), outros mostravam manifestações e pontos culturais da cidade (festa do padroeiro e São João) e os cartazes mostravam fatores da identidade juvenil. Tudo confeccionado pelos alunos. Durante a tarde, foram realizadas palestra e apresentações culturais, que entre outras incluiu o grupo de capoeira Olho Vivo e um alunos do anexo do distrito de Itatiaia, que executaram um belo número de dança country.





Informações e fotos: Foguinho Eventos

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bancários rejeitam proposta de bancos e decidem por greve no país

Greve de bancários. (© Paulo Whitaker - Reuters)
SÃO PAULO (Reuters) - Bancários decidiram em assembleias realizadas nesta quinta-feira entrar em greve por tempo indeterminado no Brasil a partir da próxima semana após rejeitar proposta de reajuste salarial feita pelos bancos, informou entidade sindical que representa a categoria nesta quinta-feira.
Os bancários aprovaram decretação de greve a partir de 30 de setembro depois que sindicatos consideraram como insuficiente oferta de reajustes de 7 por cento no salário e de 7,5 por cento no piso da categoria. Os trabalhadores cobram aumento salarial de 12,5 por cento, décimo quarto salário e piso de 2.975,49 reais.
O reajuste de 7 por cento oferecido pelos bancos corresponde a 0,61 por cento de aumento real, enquanto o reajuste do piso fica 1,08 por cento acima da inflação, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em comunicado à imprensa.
Os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias no ano passado, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8 por cento, com ganho real de 1,82 por cento. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30 por cento nas vendas do varejo do início de outubro.

Candidato a Deputado Estadual morre em acidente na BR-349

Candidato a deputado estadual morre em acidente na BR-349
O vereador de Luis Eduardo Magalhães e candidato a Deputado Estadual Ondumar Marabá (PSC) morreu em um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (25), na BR-349, ligação entre a BR-020 e Correntina. Segundo o presidente do PSC baiano, Eliel Santana, a mulher do vereador e um pastor também estavam no veículo e não resistiram aos ferimentos. “Nós estamos de luto”, lamentou o líder partidário.
Ondumar já cumpria o segundo mandato na Câmara Municipal.  Ele estava em um carro com plotagem da campanha, que colidiu frontalmente com uma Kombi que transportava bananas. Não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do outro veículo e da causa do acidente. 
Fonte e Fotos: Bahia Notícias

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Acidente envolvendo duas motos em São José do Jacuípe

Na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro de 2014, por volta das 9h30, aconteceu um acidente envolvendo duas motos na saída da cidade de São José do Jacuípe, Capim Grosso.

De acordo com informações de populares, as duas motos colidiram em frente a estátua de São José, padroeiro da cidade. Um dos condutores de apelido, sobrinho de Sula Guarda  foi socorrido pela Ambulância de São José. Já o condutor da outra moto, conhecido como Neidson de Noel, sofreu uma fratura  na perna direita e aguardava  o atendimento da equipe do SAMU-192, mas foi encaminhado em uma Hilux para Capim Grosso. A Policia Militar esteve no local  dando apoio e orientado o transito.

Novas informações avançam que Lô deixou o local em estado de inconsciência e que Neidson fraturou a perna em dois lugares.

O local da ocorrência tem sido foco de acidentes, este não foi o primeiro e se continuar do jeito que está não será o último. Por estar localizado na avenida principal e saída para Capim Grosso, o trecho possui ruas adjacentes e a depender da localização, a visão delas fica prejudicada pela presença da estátua, formando diversos pontos cegos. Não há sinalização no local. Motociclistas e motoristas se aproveitam para ir um pouco  - e até muito - além da velocidade permitida nos dois sentidos da estrada. Nas proximidades desse local há duas placas indicando um quebra-molas que não existe e que já se tornou piada na boca do povo e na tribuna da câmara: "O quebra-molas invisível". Motoristas de passagem chegam a dar freadas bruscas ao verem as placas.

A falta do quebra-molas faz com que o local se torne um ponto de alta velocidade, alimentando mais ainda a irresponsabilidade de alguns que sempre vão além da conta. Anos atrás, um acidente também entre motos causou uma morte no mesmo local.


Com informações e fotos do Blog: Foguinho Eventos

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Livro de Pablo Rios está sendo publicado



O livro de contos o Banco e o Velho, do escritor Pablo Rios já está na gráfica, em processo de impressão. Com temas modernos e cômicos que o autor aborda de maneira forte, o livro trás uma seleção de contos que vão desde o final feliz à tragédia; sempre com um etilo próprio, ele passeia entre diversos moldes literários e aborda principalmente a solidão.
Com prefácio de Renato Maia e apresentação de Aretha Stephanie, o livro O Banco e o Velho tem lançamento marcado para o dia 18 de outubro de 2014, na cidade de São José do Jacuípe.









domingo, 7 de setembro de 2014

Minha ida à Festa Literária da Chapada Diamantina

Por: Valdeck Almeida de Jesus

Eu parti para Lençóis na quinta-feira (04/09), para ver a Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina – FLICH, promovida pelos Campus Itaberaba, Irecê e Seabra, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Flich e que fez homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Minha motivação principal foi a mesa Literatura e Periferia, que aconteceu dia 05 de setembro, sexta-feira, às 15hs, com Sérgio Vaz (escritor), Fábio Mandingo (escritor), Zezé Olukemi (poeta) e Sandro Sussuarana (poeta), mediada pela Prof.ª Dra. Luciana Moreno. O debate foi profundo e emocionante, deixando a mim com lágrimas nos olhos por vários momentos. Não foi por menos, os debatedores falavam com o coração, diziam do que sabiam e experimentavam no dia a dia, e por isso conseguiram balançar corações, peles e almas. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ver grandes amigos numa mesa tão linda, tão cheia de alma.

O aconchego recebido por mim e por Evanilson Alves e Maiara Silva, que chegamos juntos à Escola Horácio de Matos, marcou também. O funcionário William nos acolheu de primeira, fez um gostoso cafezinho e nos serviu com biscoitos. Isso só se encontra onde existe afetividade. Logo depois de uma breve ligação para Janúzia, diretora da instituição, recebi as chaves e fiquei responsável pelo imóvel. Eu, que era convidado do Sarau da Onça, virei o ‘dono’ do colégio durante os dias de estadia, atribuição dividida com o simpático Sr. Pedro, vigia do imóvel... Ainda conheci a vice-diretora Márcia Martins, que estava liderando um grupo de jovens para um trabalho social e doação de roupas. Muito simpática, serviu um café pra mim e para meus amigos. Logo mais, nos encontramos com Sandro Sussuarana e Lissandra Pedreira, que tinha ido de ônibus. A festa estava só começando, pois no dia seguinte a escola ficou repleta de muita gente linda, que veio de Itaberaba, inclusive Altair Ramos, um dos participantes do grupo Literatura e Periférica daquela cidade.

Durante as várias intervenções e apresentações que o Sarau da Onça fez na Flich, eu dei minha palinha, também, entre um e outro lançamento de livro dos expoentes da feira, declamando um poema aqui, um poema acolá e fiz, também, leitura de um cordel de minha autoria. No final do evento, acabei apadrinhando a Escola Ivani Oliveira, de Seabra-BA, para a qual doei exemplares de “Memorial do Inferno Brasileiro”, para ser lido e debatido pelos alunos durante um ano, como parte de um projeto da Flich para incentivar a leitura e aproximar o escritor dos seus leitores. Nesse projeto, foram convidados, também, dentre outros, Zezé Olukemi, Fábio Mandingo e Sandro Sussuarana. 

Pra não dizer que não teve nenhum contratempo, o cabo da embreagem do meu carro quebrou... Não virou um problema, porque os mecânicos Gaúcho e Júlio fizeram um verdadeiro milagre e consertaram num piscar de olhos. Em resumo, esta foi uma das melhores festas literárias da qual participei, tanto pelo acolhimento recebido na cidade, pelos seus moradores, professores, organizadores da festa literária, bem como pelo fortalecimento de laços com os meninos e meninas do Sarau da Onça!

Fotos do evento: Clique Aqui.

Escola Aquarela comemora o 7 de setembro


A Escola Aquarela, instituição escolar privada de São José do Jacuípe, é conhecida por belas programações: festas de formatura, feira chique e desfile cívico de 7 de setembro. Todos os anos, na data da independência do Brasil, a Escola Aquarela organiza e executa uma parada cívica pelas ruas de São José do Jacuípe. Na manhã de hoje, 7 de setembro de 2014, mais uma vez essa festa patriótica foi realizada. Com a participação especial do Clube de Desbravadores Arautos da Fé (São José do Jacuípe) e da Fanfarra Filhos da Promessa, da cidade de Quixabeira, uma bela festa foi realizada.


Centenas de pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas da cidade. Os alunos da Escola Aquarela foram divididos por série, cada uma com fantasias diferentes. Haviam lindos palhacinhos e palhacinhas, a Turma do Chaves, Carrossel, Viscondes de Sabugosa e Emílias, bailarinas e soldadinhos de chumbo e majestosos reis. Os pais das crianças seguiam orgulhosos ao lado das crianças. Ao final do desfile, a FANFIP e os Arautos da Fé fizeram belas apresentações de percussão e ordem unida, respectivamente.














Texto e Foto: Pablo Rios

sábado, 6 de setembro de 2014

Impacto Jovem em Várzea da Roça



Convite
A jornada de vida de um jovem nunca foi fácil, e nunca será! E por isso que nosso alvo como jovens adventistas que amamos o senhor, é salva do pecado e guiar no serviço rumo ao Céu. E é com esse objetivo que temos a honra de convida, cada um dos amados irmãos desta igreja para participa do Impacto Jovem no dia 13 de setembro (Sábado Próximo) em várzea da roça, em comemoração ao dia Mundial do Jovem Adventista do Sétimo Dia... A programação se iniciara a parti das 17:00 Hrs com passeata pelas ruas da cidade com o Tema: Jovens Impactando com Esperança. E Logo após no salão do Sindicato no Salão municipal acontecera a programação especial de culto com a participação do Grupo de Dramatizações Especiais CG e dos cantores: Marcia Laine, Banda Rahdar Acústico, Gabryelle, Hélio Ferreira e demais cantores Locais... A mensagem da palavra de DEUS ficara por conta dos Pastores: Leandro Santo Departamental de Jovens da MBN e Rafael Almeida.
Realização Ministério Jovem da Igreja Adventista adventista dos sétimo dia

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dona Iracema, minha avó


Vó Iracema
Eu era pequeno e a data era alguma perdida entre 1990 e 1991, creio que fevereiro. Noite. Íamos voltando de um culto na Igreja Presbiteriana de Várzea do Poço, rumo à Fazenda Belo Horizonte, sublime berço e santuário da família. Não lembro exatamente quais eram todas as pessoas no grupo, tenho certeza apenas de minha mãe, eu e uma senhora idosa, baixinha e gordinha que levava um toco de vela entre os dedos iluminando o caminho. Minha avó, Iracema Pereira Rios, mãe de meu pai. Recordo dessa cena com um riso nos lábios. Quando já não podia com a cera quente lhe queimando os dedos, ela colocou o toco de vela no chão. No dia seguinte, a resenha era que minha tia Iradã havia se assustado com a luminosidade.
No dia 5 de agosto, foi o aniversário dela e eu estava planejando escrever algo, mas alguma ocupação ou simplesmente a minha lerdeza me fizeram esquecer. Agora, enquanto varo a madrugada insone, me peguei pensando nela e no quão pouco a tive comigo. No dia 5 de maio, completaram-se vinte e três anos que ela se foi, e eu só tinha sete anos. Alguns de meus primos nem se lembram dela e os mais novos nem sequer a conheceram.
Sei pouco sobre ela. Sei que teve duas irmãs, que não conheceu o pai e que perdeu a mãe muito cedo. Era auxiliar de serviços gerais, uma excelente serva de Deus e uma contralto sublime. Tenho poucas lembranças e talvez por isso a saudade não seja tão intensa como eu desejava que fosse. Certa manhã, ou tarde, não importa, meu tio Elson passou em nossa casa e apanhou minha mãe, irmãs e eu e nos levou a Várzea do Poço. Eu fiquei eufórico, pois sempre amei aquele lugar, em especial a fazenda. Quando estávamos já na cidade e eu falei que queria ver meu avô e avó, passei a entender o porquê de meu pai andar tão ausente naqueles dias, minha mãe estava enxugando algumas lágrimas e me disse: "Sua avó já está com Deus".
Sim, minha avó havia morrido naquele mesmo dia e eu me lembro de tudo o que ocorreu naquele dia, noite e no dia seguinte.Velório, culto fúnebre, enterro. Meu pai e tios chorando ao ouvirem o sistema de auto falante anunciar o enterro, meu primo Igor chorando copiosamente e eu ainda novo demais para entender o tamanho da perda. Até fiz o povo rir quando me levantei de madrugada, completamente atordoado e calçado com os sapatos de minha tia Eugênia. Já ouvi meu pai contar inúmeras vezes, de como minha avó o havia escolhido naturalmente para ser seu cuidador em seus últimos dias, para lhe alimentar, cuidar, pentear e de como ela deu seu último suspiro em seus braços, quando ele a mudava de lado na cama.
Lembro do carinho com que ela me tratava, é doce lembrar isso. Mas a maior saudade é daquilo que não vivi, a maior dor é a de ter perdido o que nem me chegou as mãos. Pois fico pensando como seria se ainda hoje a tivesse. Como seria chegar lá e pedir-lhe a bênção, segurar suas grandes mãos, beijar seu rosto, afagar seus cabelos negros, chama-lá de vó, abraçá-la. Fico pensando como eu me sentiria feliz em ter lhe apresentado minha filha ainda bebê, e ter fotos dela ao seu colo. Mas isso me foi tirado, e tão cedo. Eu tinha a idade que minha menina tem hoje. Apenas uma criança, carente de razão e sem consciência total da joia que perdia. Sem nenhuma ideia do futuro inteiro obliterado naqueles momentos. Enquanto termino este texto em lágrimas, sinto pulsar no peito o amor que ainda tenho guardado para ela todos esses anos.

Ensino público: Bahia está entre as cinco piores médias do Ideb 2013


Índice mostra escolas baianas entre as piores do País
Com redução de 3,2 para 3, a Bahia está com a segunda pior média dos estados no Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgado nesta sexta-feira (5). 
Outros quatro estados tiveram a mesma nota: Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso. Abaixo, apenas o Pará com 2,8. A maior média é de São Paulo, com 4,1. 
Logo abaixo, com 4, estão empatados Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Considerando as notas do Ensino Fundamental 1 (5º ano), a Bahia tem a terceira pior média, 4,3, e ficou entre os cinco piores resultados, seguida de Alagoas e do Maranhão, que obtiveram 4,1 e do Pará e do Amapá, que apresentaram média 4. 
A Bahia perde para outros estados do Nordeste, como Sergipe (4,4), Rio Grande do Norte (4,4), Piauí (4,5) e Pernambuco (4,7). 
Os estados mais bem colocados foram Minas Gerais e São Paulo, empatados com 6,1, seguidos por Santa Catarina (6), Distrito Federal (5,9) e Paraná (5,9). 
No Ensino Fundamental 2 (9º ano), Minas Gerais lidera com 4,8, seguida de perto por São Paulo (4,7), Goiás (4,7). 
Nesta comparação, a Bahia também tem a terceira menor nota, 3,4, ficando acima apenas de Sergipe (3,2) e Alagoas (3,1). Bahia Notícias

Governo federal autoriza a criação de seis cursos de medicina na Bahia. Jacobina é contemplada


Trinta e nove municípios brasileiros irão receber novos cursos de Medicina como parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação do país. 
O anúncio foi feito pelo governo federal nesta quinta-feira (4). 
Municípios com mais de 70 mil habitantes de 11 estados foram contemplados; na Bahia, os cursos chegarão às cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Na seleção das 39 cidades, o MEC levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica. 
Os municípios que passaram pela avaliação de uma comissão de especialistas estão em regiões metropolitanas e no interior, e nenhum deles é capital. Outros sete municípios terão prazo de seis meses para fazerem as adequações recomendadas na rede pública de saúde para habilitação dos novos cursos. 
As instituições de ensino superior que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação. Correio da Bahia

Mairi recebe São José em jogo de volta valendo pelo Intermunicipal 2014.

No próximo domingo, 7 de setembro de  2014, a seleção de São José do Jacuípe fará o 4º jogo valendo pelo Campeonato Intermunicipal.
No ultimo domingo 31 a seleção de São José empatou  em casa em  0 a 0 contra  a Seleção de Mairi, valendo pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Intermunicipal.

O jogo aconteceu no Estádio Alto do Jacuípe, na cidade de São José do Jacuípe. Na competição, a seleção de São José do Jacuípe está no grupo 04, juntamente com as seleções de Ipirá, Quixabeira e Mairi.

Neste domingo 7 de setembro é a vez de São José e Mairi se enfrentarem  no jogo de volta do Campeonato Intermunicipal, a seleção de Mairi  empatou na cidade de São José .
Já São José vai para Mairi para um jogo que só a Vitoria interessa então a seleção vai com tudo para garantir os 3 pontos.

O jogo será transmitido pela Rádio Comunitária Jacuípe FM 104,9 A sintonia do Povo, a partir das 14h30mim a equipe da Jacuípe FM entrará em campo para mais uma transmissão do Campeonato Intermunicipal.
 Narração Aerik Santos Comentário Charles Almeida, Reportagens de campo Jucival  Rios e Foguinho Ribeiro na Técnica Luciano Vilas Boas

Apoio para a Transmissão 

VB Supermercado, JL Supermercado, Loteria Vale do Jacuípe, Puraveso Modas, Itamar Ferragens, Distribuidora de Bebidas e Comercial Soares, Tauany Calçados, JR Olaria, Supermercado Nova Moeda, Sicoob Coopemar Associado a Você, Construtora e Empreiteira Bela Vista, Barraca do Gil, Vilaronga Variedades.

Classificação do Grupo 4
Ipirá: 3 Jogos 7 PontosMairí: 3 Jogos 5 PontosQuixabeira: 3Jogos 3 PontosSão José do Jacuípe: 3Jogos 1 ponto


Próximos jogos:

07/09/14 15:00 Mairí x São José do Jacuípe
 ( Mairi)
14/09/14 15:00 Mairí x Ipirá (Mairi 
( Mairi)
21/09/14 15:00 Quixabeira x Mairí 
( Quixabeira)

Da Redação Foguinho Eventos

Várzea da Roça - Carro capota na estrada de Barracas

No fim de tarde desta sexta-feira, 05 de setembro de 2014, um Gol de cor prata, placa JNP-4983, licença de Salvador BA, capotou na estrada vicinal do povoado de Barracas, município de Várzea da Roça.

O acidente aconteceu próximo à comunidade de Água Boa. O condutor Jânio conhecido como “Pijama” estava trafegando sentido Água Boa a Várzea da Roça quando aconteceu o acidente.

Segundo informações de populares, o veiculo foi tomado emprestado. Som de Zé Fiinho, dono do veículo disse que ficou sabendo do acidente minutos depois.

Pijama estava sozinho, perdeu o controle da direção, capotou o veículo, sofreu algumas escoriações pelo corpo e corte na mão esquerda, foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Manoel Sales Rios em Várzea da Roça.








Da redação Foguinho Eventos

São José do JacuípeToldos são recolhidos por falta de pagamento de aluguel


Os toldos que protegiam os comerciantes de farinha na feira de livre de São José do Jacuípe foram recolhidos e na última sexta-feira (05), os vendedores ficaram com sua mercadoria exposta à garôa que caiu pela manhã. Em conversa com alguns deles, apuramos que os toldos foram retirados pelo proprietário que alegou não estar recebendo o aluguel que deveria ser pago pela prefeitura.



Texto e Foto: Pablo Rios

São José do Jacuípe: Desfile de 7 de Setembro


Participe!

Banco do Brasil fechado causa transtornos em Mairi


Com o Banco do Brasil fechado devido ao arrombamento ocorrido no último dia 26, todo o o movimento de saques e depósitos fluiu para a Agência dos Correios local. O espaço da instituição é pequeno e tem apenas uma pessoa no atendimento bancário, que também realiza os trabalhos postais. o resultado é a demora no atendimento, fazendo com que algumas pessoas fiquem o dia inteiro na fila para fazer um saque. O funcionários dos Correios tiveram que distribuir senhas para poder realizar os atendimentos, algumas pessoas se deslocam para a porta da agência às cinco da manhã para garantir seu lugar.

Atualmente, os Correios estão realizando os pagamentos dos funcionários da prefeitura e pensionistas do INSS, com a primeira parcela do décimo terceiro, o que gera uma saída muito rápida de dinheiro mas sem o devido retorno. Os Correios não dispõe de grande numerários, como é o caso das agências bancárias. Quando o dinheiro acaba, os pensionistas e funcionários municipais precisam esperar que outras pessoas venham realizar depósitos e pagamentos, fazendo com que algumas pessoas retornem para suas casas - muitas na zona rural - sem receber seu salário.
Como o limite de depósito e saques nos correios é limitado, alguns comerciantes precisam se deslocar para as cidades de Baixa Grande ou Várzea da Roça para fazer suas transações comerciais. Além das grandes filas nos Correios, a falta de funcionamento do Banco do Brasil tem trazido prejuízos ao comércio local. Na tarde de quinta-feira (04), os caixas eletrônicos foram liberados para operações que não envolvem dinheiro em espécie, podendo ser realizadas retiradas de saldo e extrato, transferências e pagamentos de fatura com débito em conta.
Sem previsão para o Banco do Brasil em Mairi retornar ao funcionamento normal, a população teme que a paralisação se estenda até à greve prevista para se iniciar este mês.

Redação e foto: Pablo Rios

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Internado, Professor Girafales não consegue andar: 'Seu estado é delicado', diz filho

"Vai ser maravilhoso", adianta Adriana Birolli sobre volta ao elenco de "Império" - 2 (© Divulgação TV Globo)
Por FAMOSIDADES

Rubén Aguirre, o Professor Girafales do seriado 'Chaves', segue internado no México desde a semana passada. Gerardo, filho do ator, revelou que o pai não consegue levantar ou caminhar por causa da fraqueza nas pernas.
'Meu pai segue no hospital. Seu estado é delicado, porém estável. Estamos à espera de que os médicos descubram por que ele se encontra tão fraco, já que não consegue se levantar da cama nem caminhar. Para não se desesperar, tem lido jornais e revistas, visto TV e ouvido rádio com fones', contou ao jornal 'El Universal'.
E continuou: 'Ele sempre foi uma pessoa muito ativa e estar prostrado em uma cama o incomoda muito. Por mais conforto que tenha no hospital, quer ir para sua própria casa'.
O veterano tem sido submetido a testes para descobrir a causa da fraqueza. 'Ele foi examinado por um angiólogo e já examinaram suas plaquetas e glóbulos vermelhos. Também fizeram radiografias da coluna vertebral para descartar algum problema que podia estar oculto. Esses exames não são fáceis e demoram. Estamos à espera dos resultados.'
Roberto Bolaños, o Chaves, ligou para Aguierre para saber detalhes de seu estado de saúde. 'Roberto falou com ele por telefone, como outros também. Os que não puderam vir moram fora da cidade ou estão com outras preocupações que não lhes permitem estar mais próximos, e nós entendemos bem isso.'