Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Poetapoeta - Luar do Conselheiro

Luar do Conselheiro
Um carioca autenticamente baiano e definitivamente sertanejo. Aidner Mendez é Luar do Conselheiro. Poeta, escritor, cordelista, compositor, artista plástico, colunista, músico e mestre em Cultura Popular e Cultura Oral através da Lei griot, Ministério da Cultura. De seu crivo já são 14 livros publicados em português, um traduzido para o espanhol.

Versejos e outras Sertanices,  Cordelizando o mundo todo, Pequeninos, Descem águas novas das Barrancas do rio Pituaçu, A barca do Mestre Santinho, Orgulho Nordestino, Ponderações sobre a Nordestinidade são algumas de suas obras que compreendem ainda artigos e poemas publicados em diversas coletâneas e antologias no Brasil e em Portugal.
Conversamos ao vivo apenas uma vez, nos encontros de literatura em Salvador, onde ele me lembrou da primeira vez que nos vimos, em uma edição do Sarau Fala Escritor em que me viu declamar A Caveira da Santa Cruz e me deixou lisonjeado ao elogiar meu trabalho.
Revolucionário, visceral, sertanejo, engajado. Como é meu vício me cercar das melhores pessoas possíveis e compartilhar um pouco delas com vocês, eu lhes dou Luar do Conselheiro:

Definitivamente sertanejo
 Pablo Rios- Por que escrever?
Luar do Conselheiro - Escrever pra mim é uma forma de construir no papel o que não se pode construir no mundo ainda. É uma forma de mostrar a beleza que vejo no mundo, é a maneira de permitir que a alma se expresse, que o mundo encantado fale.

PR- Suas obras são predominantemente sobre o nordeste, é uma atitude natural ou uma forma de luta?
LC - Bom, eu nasci no Rio de Janeiro, vim pra Bahia com 2 anos de idade, não tenho nada a ver com o Rio de Janeiro, o nordeste brasileiro é o reino encantado que trago dentro de mim. Cada espinho, seca, chuva, pedra... Eu sou catingueiro por escolha, ganhei o título de cidadão Uauaense, em Uauá, alto sertão de Canudos. Palco da primeira batalha do santo sertanejo. O sertão nordestino é minha inspiração, minha vida e minha luta.

PR – Existe uma divisão entre Luar do Conselheiro e Aidner Mendez?
LC - Nunca havia pensado sobre isso, mas acredito que sim... Vejo Luar do Conselheiro muito além de um personagem... Penso nele como o nú que há dentro de mim, minha essência.

PR – Acredita em seres divinos?
LC - Sim! Os sinto e por vezes os vejo. Creio em elementais, nos orixás que representam também os elementos da natureza... Creio em Deusas de fertilidade e amor, e deuses gentis das tribos tapuias... Eu creio em reinos mágicos, e os acesso vez ou outra para beber da inspiração poética e musical.

PR – Um medo profundo?       
LC - Solidão. Meu medo maior é a solidão.

PR - Sobre fracassos?
LC - Sinto que fracassei como homem e como companheiro durante quatro relacionamentos seguidos. A imaturidade, seguida do machismo presente em mim, que me foi passado por todos os que me antecederam... Antes, relacionamentos conturbados com ofensas mútuas, ciúmes, com a diminuição do outro, isso era considerado aceitável. Hoje, relacionamentos assim são chamados de Relacionamentos Abusivos. E eu fui protagonista disso por quatro relacionamentos seguidos. Isso me faz sentir como fracassado perante o que penso e o que acredito. É uma marca ruim que trago dentro de mim.

PR – Uma luta constante?
LC - A luta é exatamente a desconstrução diária do machismo dentro de mim, a luta para me tornar um ser humano melhor a cada dia, buscar tirar de dentro de mim tudo que não lembre passarinho, tudo que não seja amor, tudo que não seja respeito, tudo que não seja melhor.

PR – Para a inspiração, tristeza ou alegria?
LC - Ambos, mas penso que a tristeza é muito mais inspiradora, é profundo, é orgânico, visceral.

PR – Busca razão em tudo ou a emoção é sempre constante?
LC - Eu penso que deixar a razão comandar seu destino é como dar uma pipa para um cego empinar.

PR – Luar do Conselheiro por Luar do Conselheiro.

LC - Sou um canceriano. Um poeta, com seus erros e acertos. Eu estou em obras, internamente. Me reconstruindo sempre, me desconstruindo sempre, me transformando e envelhecendo cada vez que chove nas barrancas do rio Pituaçú, despejando aguas nas curvas do rio das pedras.

Leia as obras de Luar do Conselheiro aqui e aqui.
Confira o documentário Luar do Conselheiro aqui.

Fotos: Facebook - Aidner Mendez

Nenhum comentário: