Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

IDHM de São José do Jacuípe está em nível baixo

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de São José do Jacuípe está no nível de baixo desenvolvimento humano. O ranking foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) considera índices de saúde, renda e educação e vai de 0 a 1, quanto mais perto de 0, pior o IDHM, quanto mais próximo de 1, melhor. A cidade paulista de São Caetano do Sul lidera com 0,862, com o índice de Muito Alto Desenvolvimento Humano e a última é Melgaço-PA, com apenas 0,418, índice muito baixo de desenvolvimento humano.
A cidade baiana mais bem classificada é a capital, Salvador, com 0,749, índice Alto de Desenvolvimento Humano, ocupando a 383º posição no ranking nacional. São José do Jacuípe já foi a cidade com o menor índice do Estado, posição que rendia o título de cidade mais pobre da Bahia, que hoje pertence a Itapicuru (0,486 IDH). Atualmente, São José do Jacuípe encontra-se com 0,552 IDH, e a posição número 5169 no Brasil, Baixo Desenvolvimento Humano, à frente de apenas 396 cidades em todo o país. É um fato preocupante, uma vez que apenas 53 pontos separam a cidade da linha vermelha, que abrange os municípios mais pobres.
Os indicadores de São José do Jacuípe são: Renda 0,555 (Baixo IDH), Saúde ou Longevidade 0,726 (Alto IDH) e Educação 0,417 (Muito Baixo IDH). Estes índices colocam São José do Jacuípe abaixo da média nacional, que é de 0,72 em 2010, segundo o IBGE. Não é uma situação confortável, pois os dados são atualizados anualmente, com base no censo feito a cada dez anos, o que pode significar que atualmente o IDHM local esteja maior ou menor do que o divulgado no http://g1.globo.com/economia/idhm-2013/index.html, onde podem ser vistos os índices de todos os municípios brasileiros.

Redação: Pablo Rios


Nenhum comentário: