Páginas

domingo, 19 de outubro de 2014

São José do Jacuípe contra o glaucoma


A Secretaria de Saúde de São José do Jacuípe, em parceria articulada com a Secretaria de Saúde do Estado e SUS, realizou nos últimos dias 18 e 19 de outubro a campanha de prevenção contra o glaucoma. O mutirão foi realizado no Colégio Berilo Vilas Boas atendendo pessoas de 40 acima, realizando exames de triagem de glaucoma, que segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ariel de Campos Lial "é uma doença silenciosa, ela leva à cegueira, só que quando ela surge, geralmente já está num estágio muito avançado. Então, qualquer pessoa, independente de sintoma tem a oportunidade de fazer o exame, pois segundo informações, até ontem (18), duzentas e poucas pessoas foram diagnosticadas co glaucoma".
Além do diagnóstico, a população também teve a oportunidade de sair com o tratamento em mãos, pois levaram para casa o colírio que trata o glaucoma. Este colírio custa de 400 a 800 reais, a depender do grau do problema e da quantidade. "O colírio é um dos custos mais altos do tratamento dessa doença".

"Caso a pessoa não seja diagnosticada com glaucoma, mas com qualquer outro problema, seria igualmente encaminhado ao tratamento, como por exemplo se fosse identificado catarata, ela já irá ter a cirurgia encaminhada". 
Uma equipe de mais de 25 profissionais capacitados vieram de Feira de Santana para realizar o mutirão, tendo ainda o apoio de 20 profissionais do município, que ajudaram a organizar o atendimento. O Secretário informou o Blog Cuscuzeiro que no sábado (18), cerca de 1400 pessoas foram atendidas e que até o fim do domingo (19), seriam totalizados cerca de 2500.
"O grande legado que fica, é poder trazer essa equipe para atender as pessoas aqui no município com toda essa abrangência. Um evento dessa grandeza só trás benefício à cidade".




Nenhum comentário: