Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

“A fogueira está queimando”

"A fogueira está queimando"


por Bonifácio Guimarães


Nesses últimos 15 dias ouvimos uma série de defesa do São João de São José do Jacuípe nos dias tradicionais. Nós, filhos da terra, residentes em outros municípios e estados discutindo veementemente a necessidade de repensar a data da realização do São João, visto que, devido ao trabalho ficamos impossibilitados de nos fazermos presente em data antecipada, o que nos deixa ansiosos e descontentes. Todos sabem, nessa época aproveitamos para visitar a família e rever os amigos. Até ai nada bem, porém acredito que como eu, eles são conscientes de que à realização do São João preza-se primeiro pelos moradores, devido a falta de eventos populares na nossa terra e nós residentes da cidade grande, temos a nosso favor um leque de atividades culturais que se assim desejarmos, podemos nos embriagar deles.
O que está acima evidenciado, não é a causa principal da minha reflexão. O que quero aqui discutir são os últimos boatos quanto a realização da festa em si, que agora, vejo a sua realização colocada nas redes sociais em cheque mate e pessoas amantes do São João jogando ao vento a sua identidade, a sua história centenária. Não pude deixar de revirar meus arquivos, fui ler no Plano de Governo da atual gestão no tópico Esporte, cultura e lazer que haveria durante o mandato um calendário de festas do município. Onde se encontra o calendário festivo?  A principal festa não tem data para acontecer?  Perplexos, não entendemos de onde saiu o boato ou se de fato não são boatos, mas verdades. A população merece respeito e explicações. Afinal, haverá São João ou não? Por que  não respondem? A pergunta que não quer calar precisar ser respondida pela atual gestão e sua resposta perpassa por transparência na gestão dos recursos.
Atônitos o povo vê o seu momento anual de alegria sendo descartado. Politicagem à parte chegou a hora de protestarmos, cada um a seu modo, se realmente não haver São João. Quem for a rua da usina para a sua tradicional comemoração de São João que vista preto não só em protesto aos boatos mas em sinônimos de luto, matar a alegria e a diversão do povo já sofrido é nada mais, nada menos que virar as costas para a população. Queimaremos em praça pública a camisa do bloco ou devolveremos e resgataremos o valor pago? Acho a primeira opção mais válida.

Portanto, paixão política a parte, precisamos fazer caixinha para comprar amendoim e milho, bingos e quermesses, acender fogueiras e colocar em suas árvores palavras como alegria, cultura, respeito e esperança. Em trocadinho, esperança que um dia tenhamos a nossa cultura respeitada. 

Nenhum comentário: