Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Quem tem grupo é jogo do bicho"

Fico feliz ao perceber que nossa luta pela comunicação surte efeitos e que temos quem simpatize com ela. É com prazer que publico este texto que me foi enviado por e-mail pelo professor José Reinaldo:
 
Imagem de Zé Reinaldo
José Reinaldo Fernandes de Oliveira, por e-mail
Professor da rede municipal de educação

Pablo gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog, sou leitor assíduo do CUSCUZEIRO.
 
Li a matéria do blog que fala sobre a ausência de representantes do poder público de São José do Jacuípe no GT de cultura que aconteceu no último dia 8 de maio em Várzea da Roça.  Dos 14 municípios São José foi o único ausente. O que está acontecendo com nossos representantes políticos? Perderam a capacidade(se é que já tiveram) de mobilização? Ou fazem parte de algum grupo? Que grupo? Se entre os 14 que compõem a Bacia do Jacuípe este é o único município indiferente das duas uma: Ou não está nem aí para movimentos relacionados à cultura ou não se agrupa com ninguém.   
 
Hoje pale manhã ouvi de um amigo a seguinte frase: "Quem tem grupo é jogo do bicho", referindo se à politica municipal.  É bem verdade que cada qual tem os seus mas em se tratando de política, e já fui advertido algumas vezes por colegas em consequência dessa minha posição, o meu grupo é de quem faz a coisa certa, de quem está presente, de quem participa, de quem está junto. Não me venham com essa de que votou em "A" ou "B" tem que defender.  A politica em nosso município é muito interessante, as pessoas, os políticos, fazem de tudo para elegerem ou serem eleitos, mas depois disso o foco muda completamente. Fica aquela peleja do "salve-se quem puder" ou "quem tiver mais média" para agarrar uma vaga de emprego na prefeitura contra  a equipe eleita tentando driblar os interesseiros. E o grupo derrotado assistindo tudo para "tirar uma onda". Daria um filme, não? 
 
A educação está aí jogada às traças, os diretores ganhando uma merreca por um trabalho desgastante que eu mesmo não tenho coragem de encará-lo. Os vereadores (de oposição) não aprovaram um pequeno aumento proposto no mês passado. Professores receberam um aumento (se é que podemos chamar de aumento) que faz vergonha dizer.  Eu prefiro mudar de assunto. Ainda assim na jornada pedagógica ouvimos da gestora municipal que podemos contar com ela em tudo, que pela educação ela faz qualquer coisa. Estamos esperando. 
 
Lembro-me muito bem que na gestão anterior, quando o Plano de Cargos e Salários dos servidores da educação foi apresentado ao poder executivo vários pontos foram cortados e percentuais foram diminuídos sem consultar a classe. Os funcionários não receberam seus salários de dezembro, nem décimo, nem terço de férias. Podemos então deduzir sem muito esforço mental que para o poder público de São José do Jacuípe educação nunca foi prioridade, nem por quem passou, nem por quem está aí. 
 
 Trabalho na educação e gosto muito de ser professor dessa disciplina fascinante que é a Matemática, mas infelizmente sempre presenciei esses problemas. Portanto,  em se tratando de política eu fico com a frase citada acima: "Quem tem grupo é jogo do bicho". Mesmo sem saber o jogo.

Nenhum comentário: