Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nota de repúdio à FIFA (e á copa de 2014)


A copa do mundo 2014 é apresentada como uma conquista para o povo brasileiro e é prioridade máxima do governo federal, tanto que na última revisão de orçamento da União, todos os setores sofreram cortes, menos a copa(!?). Isso mesmo, a copa do mundo aos olhos do governo é mais importante do que a saúde, educação e segurança. Mas não faz mal, importa que o Brasil "siga mudando".
Mas a pouca vergonha do "patropi" em ceder a todos os caprichos da FIFA foi profetizada na década de 80 por Cazuza quando disse "transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro". Fato! fatalmente fato! E de fato o Brasil tem se comportado como uma puta que abre as pernas ao dinheiro do gringo. Pra começar, tínhamos o belo exemplo de em nossos estádios ser proibida a venda de bebidas alcoólicas, mas o patrocinador oficial da copa precisa vender sua cerveja, a FIFA mandou abolir a lei e o Brasil, baixou o cangote e obedeceu. Um país que não é soberano nem em sua própria terra! Que vergonha. A Fonte Nova agora se chama Arena Itaipava Fonte Nova. o que antes era proibido nos estádios agora é nome de um deles.
E as lambanças não param por aí aqui na Bahia. O acarajé, símbolo máximo da culinária baiana só poderá ser vendido após um raio de 500 metros de distância da Fonte Nova (me corrijam se for mais, que é o que creio). Ambulantes nem pensar. Ou seja, os coitados que sempre ganharam a vida com uma caixa de isopor nas proximidades do estádio não poderão nem chegar perto porque a preferência tem que ser do grande patrocinador. E salve o capitalismo tão combatido pela turma do... vocês sabem.
A FIFA, proibiu as caxirolas sob alegação de que atrapalhariam os jogos como fizeram as infernais vuvuzelas na copa da África do Sul. Sandice! Quem já viu uma caxirola sabe que que não passa nem perto do volume de um grito - ou será que o povo será proibido de torcer também?
Sei que os mais fanáticos por futebol e os que acham que a copa será grande coisa para o Brasil vão colocar minha cabeça a prêmio, mas aqui estou sem medo de falar que nosso país não está pronto para esse evento e que eu - e com certeza outros milhões - trocaríamos essa copa por educação e saúde melhor.
Esperem para ver o resultado, o rombo que ficará aqui não será pago pelos patrocinadores e pela FIFA que pegarão seus lucros e vão embora. Quem vai pagar somos justamente nós que não estaremos nos melhores hotéis, restaurantes e nem daremos renda ao turismo. Trás a copa, vai, trás a copa. mas aproveita e trás a "marolinha" junto.

Nenhum comentário: