Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BRAVA GENTE BRASILEIRA

Celso Pereira Rios - por e-mail  
Celso Pereira Rios, servidor público
Graças a Deus!... Mil graças a Deus, o grande Monteiro lobato nasceu, cresceu, viveu no fim do século XIX e faleceu no início do século XX. E como diziam meus antepassados, seus restos mortais, reviram-se no túmulo, ao saber da caótica situação sócio educacional no país do carnaval, do futebol e ultimamente, o país onde os gestores investem muito mais em propagandas enganosas no que em educação, saúde, infra-estrutura e segurança. 
         Será que a tão famosa frase do genial Monteiro Lobato O país se forma com homens e livros, continua tendo o mesmo significado? Para Nossos gestores  o município, estado e o país devem continuar repletos de homens e mulheres; jovens, adultos e idosos desprovidos de cultura, conhecimento teórico e prático, leitura de mundo, saúde, condição social e sobrevivência digna. 
         Só assim, “Meus senhores” e “Minhas senhoras” continuam super soberanos no comando da “senzala e Casa Grande”; da “favela e do palácio”; do “campo, palafitas e arranha céus” aplicando seus golpes prediletos contra a vida e o futuro de milhões de brasileiros e brasileiras, os quais a cada dois anos  ainda são forçados, pressionados a exercer a “cidadania do voto”. 
         Ai meu Deus, “Que país é esse”? ... Esse meu prezado, é o país onde tem que “Pagar (e caro) para nascer, viver e morrer”.  É o país onde o direito de ir e vir nem sempre é possível. O direito de morar dignamente parece um sonho, difícil de ser realizado. O direito à saúde e bem estar social, está à beira do caos, uma vergonha.  O direito à educação... é privilégio de alguns, pois a pública está mais abandonada do que praça no final de uma feira livre. E o direito à alimentação? ... Uai, brasileiro precisa disso?  Ele já engole poeira, fumaça, poluição, água de esgoto e descargas de indústrias... Tudo isso Faz má não sinhô”!...Direito à família... Sabe gente, “PAI e MÃE” dentro de pouco tempo serão peças de museu.   Mas que museu? 
        Ah meu Brasil brasileiro”!... Já está na hora de “Mostrar tua cara”.  A cara do “Gigante pela própria natureza” que aos poucos acorda para a luta e para a vida. A cara do povo forte, belo, bravo, destemido que unido Não foge à luta” de quebrar os grilhões da omissão, roubalheira, criminalidade, violência, injustiça, desigualdade, impunidade, do descaso e sensacionalismo e principalmente da corrupção. A cara do índio valente, do nortista, nordestino, sulista que há mais de quinhentos anos esperam pacientemente por um Berço esplêndido, ao som do mar  e à luz do sol” da justiça, para viverem  não o sonho, mas a realidade da “ Pátria amada... Idolatrada... Brasil”. 
         Doze “berços” estão sendo preparados para a grande festa da vergonha nacional. Neles Dona Brasuca” e “Seu Fuleco desfilarão elegantemente  fazendo a alegra dos habitantes do Planeta Azul, por um tapete  verdíssimo, bem cuidado,  os  quais escondem toda podridão  das ações e interesses particulares  dos seus comandantes e comandados. Será que pelo menos prestarão “Um minuto de silêncio” a todos aqueles que tiveram sua vida ceifada enquanto derramavam precioso suor para os entregarem em tempo hábil? 
         Será que haverá uma só oportunidade para a criança de pé no chão, para o menino e a menina de rua sem estudo e sem futuro? E para o jovem e adulto abandonado, drogado os portões serão abertos, pelo menos para uma olhadela? Será que o favelado, sertanejo, índio, pantaneiro em fim, todo povo genuinamente  brasileiro terá passe livre para deleitar-se, por um minuto só, num desses “berços majestosos”? 
         É impressionante, chega a ser revoltante a indiferença e satisfação dos gestores no tocante as questões da desigualdade social. Nos últimos seis anos quanto foi investido em infra-estrutura, saneamento básico, moradias, escolas, creches, universidades, hospitais, vídeo bibliotecas, portos, rodovias, ferrovias?  E para um mês da maior festa do futebol?  Você já fez a comparação? Pense nisso com muito carinho. 
          Para os habitantes das grandes metrópoles, capitais, grandes e pequenas cidades, vilarejos, zona rural será que hoje, podemos dormir tranqüilos? Saímos e temos a certeza do retorno em segurança. Ah quanta ilusão! DEUS... Somente Deus é por nós.  Podemos continuar concordando com Monteiro Lobato que “Um país se forma com homens e livros? 
         O circo está armado. Reis e rainhas; príncipes e princesas; toda a  elite está convidada. Os palhaços bem preparados, animados, prontos no picadeiro esperando os flashes e aplausos para o inicio do grande espetáculo. Mas e os bobos  da corte?   Estes estão preparando-se para a grande maratona. Trabalharem por trinta dias, custeando sua estadia, alimentação e transporte para prestarem um grandioso serviço social: Ajudar a enriquecer os grandes magnatas da FIFA e seus apadrinhados. 
         Enquanto isso, eu e você, os que realmente constroem esse país, que pagamos todos os impostos e taxas, assistiremos pelas telas, de cabeça erguida, peito transbordando de júbilo em podermos cantar sem remorso algum: Brava gente, brasileira. Longe vá temor servil. Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil”. Ao cair do pano, encerrando espetáculo funesto de muitos gestores inconseqüentes, incompetentes, eis que ecoará o grito dessa “Brava gente brasileira” : “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós. E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”. 
         E para brindarmos nossos sonhos e esperanças e algumas conquistas usemos simplesmente a “Água que nasce da fonte serena do rio”, pois ela não corrompe nossa consciência, dignidade e esperança de que realmente “Um país se forma com homens e livros” 


São José do JacuipeBa 
Celso P  Rios 
Em 14/02/14 

Nenhum comentário: