Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre a dama de ferro Margaret Thatcher


Margaret Thatcher (© AP)
Londres, 8 abr (EFE).- A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu na manhã desta segunda-feira aos 87 anos, terá um funeral 'com honras militares' na catedral de Saint Paul de Londres em uma data ainda a ser definida, informou o governo britânico.
Segundo seu porta-voz, Timothy Bell, Thatcher morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ter passado os últimos anos com problemas de Alzheimer e afastada da vida pública.
Downing Street, escritório e residência oficial do chefe do Governo britânico, anunciou hoje que o funeral de Thatcher será realizado na catedral Saint Paul, situada em pleno centro de Londres, no distrito financeiro, com honras militares.
Embora Thatcher não deva receber um funeral de Estado, a cerimônia contará com o mesmo status que teve os funerais da princesa Diana (1997), ex-esposa do príncipe Charles e mãe dos príncipes William e Harry, e da rainha-mãe (2002), segundo a emissora britânica 'BBC'.
Thatcher escreveu seu nome na história após ter se tornado a única mulher a assumir o posto de primeira-ministra no Reino Unido, onde esteve no poder de 1979 até 1990.
Segundo a agência local 'Press Association' (PA), a política apelidada de 'Dama de Ferro' teria sido consultada em vida sobre os detalhes dos preparativos de seu próprio funeral.
Aparentemente, Thatcher deixou claro que não queria que seu corpo estivesse exposto ao público, como se costuma fazer com os políticos britânicos.
Após a confirmação da notícia, em Downing Street, a 'Union Jack' foi hasteada hoje a meio mastro em sinal de luto a ex-líder conservadora, enquanto os partidos do Reino Unido suspenderam as campanhas eleitorais com vistas nas eleições do próximo dia 2 de maio na Inglaterra e Gales.

Nenhum comentário: