Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Heloisando I - Gelândeno e Uivana

Pablo Rios. Poeta, cronista e contista.
Eu tinha, ou tenho o costume de conversar dormindo e às vezes acordado em pleno estado de inconsciência e atordoamento, coisa que vem a servir de mote para as famosas resenhas em reuniões familiares.
Conta minha mãe, que um dia, ao aproximar-se de meu quarto onde eu me encontrava dormindo, ouviu-me falar a palavra gelândeno. Com certeza riu, pois é muito chegada a uma graça. Anotou em um papel para no dia seguinte não se esquecer de buscar no dicionário o significado de gelândeno. Dicionário algum, por mais completo que fosse conseguiu decifrar o significado dessa expressão, que como todo direito reivindico como sendo um neologismo meu.
Eu estava dormindo, mas e daí? Fui eu quem falei, então é meu. Tirem o olho do meu gelândeno.
Heloisa, minha filha, que sempre aparece com algo novo de fazer rir, outro dia estava traquinando no quarto de uma de minhas irmãs. A dona do aposento, chegou após um banho e começou a trocar de roupa na frente dela. Então a miúda, por razões que a filosofia adulta ignora, olhou para a tia e disse o seguinte: “Uivana”.
 - O que é uivana Heloísa?
Quis saber minha irmã. A garotinha, com seu jeito solene de deboche pueril respondeu:
- Saia da área.
Vai longe essa menina. Mais que o pai, criador de gelândeno sem significado. Ela concebe a expressão e ainda dá-lhe um significado que é mais do que uma mera palavra, mas uma oração completa: Saia da área. Verbo, preposição e substantivo, com sujeito oculto e tudo. O meu gelândeno, talvez, seja um substantivo acometido de crise existencial, coitado.
Fossem essas palavras duas pessoas, eu aconselharia ao meu Gelândeno que tentasse conquistar a Uivana, que minha filha já inventou como sendo uma mulher resolvida, conhecedora de seus préstimos e significados. Talvez ela até mostrasse ao coitado o sentido da vida.

Nenhum comentário: