Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Haverá de Chegar

Bonny Guimarães
por e-mail

A Educação do Município de São José do Jacuípe entra em retrocesso, há cerca de 4 meses de aulas nem cadernetas ainda existem nas escolas para que professores e direções acompanhem a trajetória dos estudantes.
 Há exatos seis meses de administração da nova gestão executiva as escolas não possuem cadernetas -  a meu ver - documento importantíssimo para legitimação da educação. É impossível pensar a educação sem acompanhamento de frequência, sem registro de conteúdos, sem registro de acompanhamento pedagógico. Ouvi de alguns professores amigos meus que foi realizado conselho de classe da primeira unidade. Como se realiza conselho de classe sem cadernetas, sem observar a frequência, os escores alcançados em cada disciplina, as anotações de acompanhamento qualitativo? 
 Assistir por diversas vezes discursos de colegas que hoje são representantes da administração pública municipal em favor de educação e saúde de qualidade, cadê? Li no blog cuscuzeiro que no primeiro momento que a prefeita esteve com os professores se colocou a disposição deles; ainda esperam. Não entendo que seriedade é essa, que promessas são essas. Fiquei até sabendo que existem alunos no município que estão tendo o direito a Educação cerceado haja vista que o transporte não está sendo disponibilizado para alguns estudantes. E ainda, existem alunos que estão andando 3 quilômetros até o transporte no sol e na chuva, vocês sabiam?

É indignante ver que é esse o tratamento dado ao futuro do nosso amado município (os estudantes). Sem saber seus direitos e nem como cobrar, veem o seu futuro correndo por entre as mãos. E os professores concluindo a graduação sem receber a bolsa de 50% para pagar a faculdade (Lei Municipal)... Terão que pagar do seu bolso para se formarem? Ouvir falar que em municípios vizinhos já está sendo pago o rateio a professores. Em São José vão ratear sobras do FUNDEB ou vão tripudiar na dignidade dos nossos HERÓIS?  Ficarão mais uma vez parados professores, mesmo com respaldo jurídico e hoje, instrução bancária? Ora, ora, o gigante acordou mais o seu espreguiçar parece que não chegou ainda no município de São José do Jacuípe. Haverá de chegar.

Nenhum comentário: