Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

São José do Jacuípe: Poder Legislativo Municipal encerra atividades do semestre.

São José do Jacuípe: Poder Legislativo Municipal encerra atividades do semestre

Na sexta-feira, 28 de junho de 2013, a Câmara de Vereadores de São José do Jacuípe realizou a sessão ordinária de encerramento do semestre. Até o fim do mês de julho estarão de recesso parlamentar. Todos os edis estavam presentes, além de uma boa quantidade de cidadãos, incluindo professores e membros do Clube de Desbravadores Arautos da Fé, da Igreja Adventista do 7º Dia, os quais foram bastante elogiados por todos que fizeram uso da palavra. Após as praxes, como leitura da ata da reunião anterior e das matérias do dia, os parlamentares fizeram seus pronunciamentos.


Genival
O vereador Genival fez rápido uso da tribuna e falou sobre a sua indicação de construir uma sala anexa ao posto de saúde de Itatiaia, para servir para as sessões de fisioterapia. Parabenizou o secretário Municipal de agricultura pelo seu empenho na luta contra a seca. Finalizou convidando todos os presentes para as festas juninas de Itatiaia.


Joaquim Vilaronga
Antônio Marcos



Antônio Marcos iniciou seu discurso colocando-se a favor das propostas do dia e mencionou a urgente necessidade de construção do muro do cemitério, obra que tem sido cobrada por todos. “Ninguém gostaria de ter os ossos de seus parentes desenterrados para enterrar outra pessoa no lugar”, disse ao se referir à superlotação do cemitério. Aproveitou a oportunidade para reclamar da qualidade dos festejos juninos da sede e para convidar todos para a festa de Vaca Brava, realizada no dia seguinte. Sobre o povoado, fez reclamações sobre a capina que está sendo feita, afirmando que moradores do local alegaram que apenas as frentes das casas dos eleitores da prefeita estão sendo capinadas. Finalizou cobrando a reforma da ambulância do povoado.

O vereador Joaquim Vilaronga fez alusão ao livro doado pelos Desbravadores (Ainda Existe Esperança) e declarou que as pessoas precisam bastante de ter esperança. Reclamou também da ausência da ambulância de Vaca Brava. “Está virando brincadeira! Esse é o mandato da preguiça!”, disse ao se referir ao atraso da ampliação do cemitério. Mostrou-se preocupado com o PIS/PASEP dos funcionários, pois todos correm o risco de não recebe-lo e finalizou suas palavras repudiando o vídeo exibido nas festas, o qual mostrava imagens de sucata dentro do almoxarifado municipal. “Toda gestão deixa sucata lá por que patrimônio público não pode ser jogado fora”.

José Oliveira
José Oliveira reclamou da falta de transporte para levar as pessoas em consultas, citou o exemplo de um jovem de Itatiaia que está com o joelho quebrado e por duas precisou de carro para ir a Salvador e não foi atendido. Seguindo o argumento dos demais, mostrou-se indignado com a demora de ampliação do cemitério. “Paga-se uma fortuna em assessoria nesse município e não se faz uma licitação para esse muro do cemitério”. Elogiou a gestão executiva por ter passado uma máquina na estrada que liga o povoado KM 118 a Santa Maria, mas reclamou veementemente que o lixo de Santa Maria não está sendo recolhido. “Vou incentivar o povo a colocar uma placa lá dizendo: Aqui também é São José”, disse.

José Raimundo
O vereador José Raimundo cobrou a reconstrução do ponto de ônibus da entrada de Vaca Brava e assim como os demais reivindicou a construção do muro do cemitério, porém, focou sua fala no conserto da ambulância de Vaca Brava, “se está faltando dinheiro para consertar a ambulância, pegue do que está sendo cortado dos agentes de saúde e conserte”.

Rosemilson Vilaronga
Rosemilson Vilaronga parabenizou o vereador Joaquim pelo ofício que distribuiu, onde informava o perigo de os funcionários não receberem o PIS/PASEP. “Eu não quero saber quem é o culpado, minha preocupação é que os funcionários recebam o PIS”. Parabenizou ainda o organizador das festas de Itatiaia afirmando que fará um São João melhor que o da sede, usando o mesmo orçamento (90 mil reais). Sobre a licitação do lanche das festas, bandas inferiores e o vídeo exibido, o vereador Rosemilson disse o seguinte: “Talvez, gente por aí não goste não, mas eu vou falar o que acontece”.

Gerson Marques
O vereador Gerson Marques iniciou suas palavras dizendo: “Enquanto você fala do meu e eu falo do seu, nunca melhora nada, precisamos é nos unir”. Sobre a administração ressaltou: “Tem alguém querendo dar um passo maior do que o da prefeita, sendo que a voz tem que ser dela. Ela ainda não entendeu o papel de prefeita”.  Falou veementemente contra o parcelamento do rombo da Caixa de Previdência e dos abusivos 11% cobrados, enquanto a Lei determina 8%. “A caixa de previdência não serve pra nada, só tem utilidade para o diretor e para o prefeito”. Finalizou reclamando de a delegacia de Itatiaia estar desativada e declarando que a violência e tráficos de drogas no distrito está insuportável.

Abraão
O vereador Abraão não fez uso da palavra. A seguir as matérias do dia foram votadas e todos os edis se mostraram favoráveis. Foram elas:

Segunda e última votação da Lei que cria ou reformula o CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável).
Primeira votação do projeto de lei que nomeia o cemitério de Itatiaia.
Indicação para a construção de uma sala a mais no posto de saúde de Itatiaia.
Indicação para a construção de um colégio modelo em Itatiaia.

Sem mais, a Presidente Ana Katúcia encerrou a sessão. As atividades retornarão no mês de agosto.

Ana Katúcia
 Texto: Pablo Rios

Nenhum comentário: