Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cavalo de Tróia em LCD













Quando o Rei Príamo recolheu aquele imenso cavalo dentro dos muros, não imaginava que estava selando o fim de Tróia. O “presente de grego” estava recheado de soldados que aniquilaram toda a cidade. Hoje a história se repete, mas não com um enorme equino de madeira, mas em uma peça plástica de poucas polegadas.
Nos últimos desastrosos anos do atual governo estadual, inúmeras cortinas de fumaça foram lançadas para desviar os olhares da real situação da “terra de todos nós”. Após fechar centenas de hospitais o executivo estadual precisava mostrar ao povo que tudo estava bem, então mandou o Saúde em Movimento, fazendo exames de vista e cirurgias de catarata, que embora tenha sido uma nobre atitude, vendou os olhos dos menos críticos para o caos reinante na saúde. Mas tudo parecia bem em “Neverland”. Enquanto negava o pagamento do piso salarial para os professores e pedia à presidente Dilma que o diminuísse, espalhou turmas do TOPA por todo o estado para que a plebe ignara assimilasse que educação estava às mil maravilhas enquanto fazia concurso após concurso do regime REDA sem chamar os classificados. Mas tudo parecia estar bem, pois a televisão mostrava estradas reformadas, luz e cisternas na zona rural.
Então chega 2013 e a maior piada acontece por volta dos dias da Copa das Confederações. Ignorando o calendário letivo atrasado por conta da greve oriunda de seus próprios erros, o governador suspende as aulas nos dias de jogo da seleção, que, diga-se de passagem ocorriam à noite. E a maior anedota de todas: obrigar moradores das imediações da Fonte Nova a apresentarem comprovante de residência em dias de jogos se quisessem circular. Nada parecido com um toque de recolher.
E aí, chega o corte apelidado de contingenciamento e metade de muitas verbas são retidas para economizar onde mesmo? No combustível do helicóptero oficial? Talvez, pois quando este não pode voar o da PM é usado pelo governador que não pode pegar trânsito como um cidadão baiano qualquer. Mas tem problema que a aeronave deixe de atender a acidentes e ocorrências para que Sua Excelência não se atrase? Não, imagina.
Mas eu já ia me esquecendo do presente de grego.
Depois de tudo isso era a hora de salvar a imagem e com muita publicidade, pompa e circunstância a Secretaria de Educação do Estado da Bahia anuncia que os professores da rede receberão tablet’s. Levam um bom número de docentes para uma cerimônia onde todos posam para uma foto linda que fará muitos acreditarem que o governo é legal. O que a pintura sensacionalista não mostra é a etiqueta no fundo dos aparelhos que atesta que os tablet’s são propriedade da SEC e nem a orientação de que se o professor quebrar o aparelho terá que pagar.

Em termos de rede social, como seria essa notícia se fosse dada sem maquiagem? Mais ou menos assim: “Professores da rede estadual recebem tablet’s do governo. Só que não!” 

Nenhum comentário: