Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Presidente do Colegiado Setorial de Literatura lança três obras na Bienal do Livro



O presidente do Colegiado Setorial de Literatura, Valdeck Almeida de Jesus, lançará em Salvador três livros durante a 11ª Bienal do Livro, que começa nesta sexta-feira, 8, e segue até 17 de novembro. O evento acontece no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, no Jardim Armação.

“Minha primeira publicação foi em uma antologia. E nesse tipo de trabalho o autor tem de pagar para ser selecionado ou comprar uma cota de livros depois da publicação. Não se tem muitos critérios de escolha, no fundo é só venda de livro. Pensando em incentivar os novos escritores criei esse prêmio em 2005, que seleciona as produções. Não tem taxa de inscrição, ninguém é obrigado a comprar nenhum exemplar e os 10 primeiro selecionados recebem o livro impresso. Outros têm a versão em PDF”, explica.Neste domingo, 10, das 15h às 17h, será lançado o livro Prêmio literário Valdeck de Almeida 2012, obra resultante de um concurso anual organizada pelo escritor. A iniciativa, que nesta edição completa oito anos, já publicou mais de mil textos com participações de poetas do cenário nacional e de países como Angola, Moçambique, China, Venezuela, Suíça e Estados Unidos.
Na segunda feira, 11 , às 18 h, no estande da Livraria Leitura, será lançada a obra Sim, sou gay. E daí? Desabafos do gay Alice no País das Maravilhas. O romance, lançado em inglês em Nova York, foi apresentado ao público durante o 26º Salão Internacional do Livro e da Imprensa, em Genebra (Suíça), em abril de 2012, e traduzido através da Chiado Editora, de Portugal.

O livro é um romance que trata de um gay desesperado em busca de amor e que se envolve em situações constrangedoras e difíceis. O escritor se baseou em histórias interessantes que lia ou ouvia de pessoas próximas. Algumas situações foram distorcidas e lugares foram modificados para que os verdadeiros personagens não fossem identificados. Trechos ficcionais também fazem parte do enredo.
Ainda na segunda-feira, Valdeck Almeida de Jesus participará do lançamento da biografia da dançarina Varenka de Fátima. A obra tem um formato inusitado ao contar a história de vida por meio de poemas.  Varenka é formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atua no ramo da dança do ventre.
No último dia da Bienal do Livro, 17, às 15 horas, no estande da editora Pimenta Malagueta, será a vez de Valdeck apresentar ao público o livro Abre a boca Calabar, fruto de um projeto de estímulo a leitura e escrita desenvolvida por Valdeck.
COMPANHEIROS – Feliz por estar com a agenda cheia na bienal, o escritor diz estar satisfeito com a mobilização de companheiros que estão engajados na valorização da literatura. Nomes como Jorge Carrano, que é membro do Colegiado Setorial de Literatura, e Fátima Fróes e João Vanderlei, ambos da Fundação Pedro Calmon, são citados como cruciais para que autores da União Baiana de Escritores (Ube) tivessem espaço no evento.
“É uma postura em prol da literatura. Não é a apenas um negócio para venda de obras. A Bienal do Livro abriu espaços para editoras baianas e para a União Baiana de Escritores, que não possui nenhum vínculo com editora. Esse evento escancarou as portas para todos escritores,  cordelistas e poetas”, comemora.

Nenhum comentário: