Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Heloisando 2 - "Papai, quero ir ao velório".

Um dia chego do trabalho e vou até a casa de minha sogra buscar minha filha. Depois do costumeiro escândalo que ela sempre faz quando me vê, me saiu com esta:
- Papai. Amanhã tu me leva às oito horas no cemitério local pra o sepultamento?
- É o quê menina?
- Amanhã tu me leva...
E repetiu o pedido.
Mas onde já se viu? Uma menina na tenra idade de abaixo dos dez querendo ir a enterros e velórios! A guria não aguenta ouvir uma nota de falecimento pelas difusoras da Igreja Católica que já fica se perguntando quem foi e se pode ir fazer uma visita ao defunto.
Toda morte de ocorre por aqui eu tenho que passar pela chateação dessa menina me pedindo para ir. Hoje mesmo eu custei a fazê-la esquecer que mais uma sentinela está a ocorrer na cidade, pois desde cedo que ela me aporrinha na intenção de lograr autorização para uma visita fúnebre. Quase não adiantaram as explicações de que velórios são lugares de tristeza. Curiosidade infantil é dose.
Mas que jeito posso dar se ela não está roubando e sim herdando? E o que é pior, de mim.
Desde muito novo que eu já comparecia a beira de todo caixão de Cuscucity para uma rápida olhada. Quando o sino estava tocando para que o falecido deixasse a igreja, eu já estava descendo a ladeira. Quando o cortejo chegava ao asfalto, eu já ia chegando ao cemitério. E quando os mesmos seis que tiraram o caixão da casa estavam entrando eu já havia passeado entre as sepulturas e relido todas as lápides que eu mais achava interessantes. Tia Rosa costumava dizer que eu sempre chegava antes do caixão. Verdade. Embora eu não possa me queixar desse gosto de minha cria, pois é algo que temos em comum, é estranho para mim enquanto pai ouvir que meu bebê quer ir ao velório.

Ela agora está dormindo em sua caminha, tranquila, tal qual um anjo. Amanhã sairei para trabalhar e já imagino minha sogra tentando dissuadi-la de ir ao enterro às oito horas no cemitério local.

Nenhum comentário: