Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Parabéns minha terra


Há 24 anos era homologada pelo então governador do Estado da Bahia, o Sr. Nilo Coelho, a Lei n° 5183/89 que emancipava o município de São José do Jacuípe, nossa terra amada. O dia 13 de junho é um marco de nossa história e todos os anos rememora a luta e raça desse povo guerreiro. Desmembrado (não nascido das entranhas) de Capim Grosso, o município fica a 286 km de Salvador e tem uma extensão territorial de 369,23 km².

Povo hospitaleiro, camarada e festeiro. Nosso São João atrai milhares de pessoas anualmente para dançar o tradicional arrasta pé que anima a população desde os tempos dos sanfoneiros no mercado velho. São atualmente (dados do IBGE 2010) 10.213 habitantes. Abriga uma grande barragem em seu território a qual abastece grande parte da região, mas infelizmente vive tempos difíceis por conta da estiagem.
Este ano, comemora-se o 24º aniversário de emancipação política com muita festa, desfiles, torneios de futebol e apresentações culturais. Parabéns minha terra, parabéns meu povo. Nossa história se constrói com  luta, lágrimas e fé.

Nenhum comentário: