Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Será que os políticos não entenderam ainda?

O professor da rede pública estadual e municipal de educação diserta sobre o bloqueio mental sofrido pelos políticos na atual conjuntura.



Prof. José Reinaldo - por e-mail

          
             Primeiramente gostaria de dizer que não votei em Dilma. Não tive uma convicção bem definida naquela eleição sobre a pessoa que Lula apoiava,  pessoa de classe média alta que integrou  organizações que defendiam a luta armada. Acho que não é preciso pegar em armas para sugerir  mudanças. Imagine nossos manifestantes hoje armados. Seria um desastre. Já basta nossa polícia mal preparada e arrogante.
            Assisto sempre a TV câmara e a TV senado e nossos políticos sempre falam das manifestações, que precisam ouvir as diversas reivindicações, que são legítimas,  mas não vi nenhum deles dizer para Renan Calheiros: deixe a presidência do senado já. Essa é uma das reivindicações. Começa por ai. Já que ninguém mais está a favor das PECs 33 e 37 porque adiaram a votação? Será que o momento não está mais  favorável? Quem fez manifestações em junho fará em julho, agosto, setembro ... não paguem para ver. Porque tirar o poder de investigação do Ministério Público? Será uma manobra? No fim do ano tem julgamento dos mensaleiros.  Acredito que quanto mais órgãos investigando melhor. É preciso ter cuidado pois as manifestações vão além da redução de tarifas de ônibus,  mudanças tem que acontecer, não está certo um senador ganhar um teto 26.700,00 reais (fora outras regalias) enquanto um professor não ganha um piso 1.567.00 e ainda querem aumentar o teto pois acham muito baixo. Recentemente o governador da Bahia Jaques Wagner pediu a redução do piso salarial dos professores. É o piso que está alto? Não acredito que nossos políticos estejam dispostos e preparados para tais mudanças.
            Em seu discurso em rede nacional na ultima sexta feira a Presidente Dilma Rousseff afirmou que o dinheiro usado na construção ou reforma de arenas são frutos de financiamentos que serão devidamente pagos por empresas e governos que explorarão esses estádios. Que empresas irão explorar essas arenas? Alguma organização religiosa para celebrar ou fazer shows? O governo da argentina quando houver jogo contra a nossa seleção? Não entendi.
            Não acredito em pacto e não é hora de pacto, ninguém acredita nisso. Na última segunda feira (24) a Presidente da república reuniu-se com Governadores e Prefeitos para fazerem um pacto anunciado na sexta (21). Propor que 100%  dos royalties do petróleo sejam investidos  na educação não é novidade e não responde as grandes manifestações dos últimos dias em que 2 milhões de pessoas foram as ruas, até porque esse projeto de lei já existe no Congresso Nacional foi apresentado em 2008, reapresentado em 2009 e 2011 sempre arquivado pelo PT que tem a maior bancada do congresso a seu favor  em toda a história do Brasil .  Viram agora que tem que votar?  Esse petróleo será mesmo explorado? Transformar corrupção em crime hediondo é uma proposta que  também já existe no Congresso Nacional. Reforma política também. É só votar. Não houve nesse pacto uma proposta de redução gradativa das tarifas do transporte público até a tarifa zero dentro de alguns anos, como propõe o povo. Aliás, sobre este assunto a presidente falou sobre mobilidade urbana. E o PAC da mobilidade que está no papel há anos????. O PNE está no senado desde 2010, não foi sequer  lembrado. Não teve novidade nesse pacto, aliás não existe pacto.

            Ao mesmo tempo em que nossa Presidente afirma,  que está ouvindo as vozes que vem das ruas, diz que em seu governo milhões de brasileiros saíram da miséria, que o Brasil está sendo governado para todos, que repudia a corrupção, mas os mensaleiros estão aí inclusive a serviço do governo, sobre isso nunca ouvi a opinião  dela. É como se quisesse "jogar um balde de água fria" nas reivindicações, mas uma arena orçada em 700 milhões que se transforma em 2 bilhões de reais não tem "água fria" que dê conta. Fica uma ligeira impressão de que a Presidente não deseja mudanças significativas.  Tomara que eu esteja errado.

25/06/13 


Nenhum comentário: