Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Explosão deixa 6 feridos em Jacobina




Por volta das 22:00 de hoje, a lanchonete conhecida como Cuscuzeria, localizada na Praça 2 de Julho em Jacobina sofreu um ataque de bomba. Segundo testemunhas, um homem passou correndo e atirou uma garrafa de coquetel molotov dentro do estabelecimento. No local estavam funcionários, um casal, uma família e uma mulher com duas crianças. Algumas pessoas foram atiradas à distância em decorrência da explosão.

O forro desabou e toda a mobília foi danificada. Os feridos foram levados para o hospital Antônio Teixeira Sobrinho, que por sorte fica na mesma praça. Duas das vítimas foram deslocadas em estado grave para Salvador com queimaduras de terceiro grau no rosto e outras vítimas estão com estilhaços grudados ao corpo.

coquetel molotov é uma arma química incendiária geralmente utilizada em protestos e guerrilhas urbanas.
A sua composição inclui uma mistura líquida inflamável e perigosa ao ser transportada, como petróleo, gasolina, ácido sulfúrico, clorato de potássio,álcool e éter etílico, misturados no interior de uma garrafa de vidro, e pano embebido do mesmo combustível na mistura dum pavio. O pavio pode ser desnecessário dependendo da mistura se for arremessado sobre o alvo, devido à composição química no interior e a faísca produzida no choque da garrafa ao se arremessar contra o alvo.

O nome deriva do diplomata soviético Vyacheslav Mikhailovich Molotov. Esse nome foi atribuído, por ironia, pelos finlandeses durante a invasão da Finlândia pela União Soviética na Guerra de Inverno em 1939. O então comissário de Relações Exteriores afirmou em programas de rádio que os soviéticos não estavam jogando bombas sobre os finlandeses, e sim lhes fornecendo alimentos. Esses últimos passaram a chamar suas bombas de cesto de pães de Molotov, e a denominar suas bombas artesanais de "Coquetéis Molotov".

No atentado, seis pessoas ficaram feridas:
Thífani Aquino de Lima, 9 anos, residente na rua São Domingos, Félix Tomaz, Camila Aquino dos Santos, 18 anos, mesmo endereço, ambas com queimaduras de 3º, encaminhadas para Salvador aos 10 minutos desta sexta-feira, 9, Rebeca Coelho de Oliveira Lima, 19 anos, residente na rua Morro do Chapeu; Saane Silva Souza, 22 anos, residente na rua Antonio Teixeira Sobrinho; José Raimundo de Lima, 36 anos, residente na rua Ubaldino Mesquita Passos; Dailtom Medeiros da Silva, 27 anos, residente na rua  Cardé Ribeiro, esses quatro permanecem internados no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, com queimaduras de 2º grau.


Uma câmera de vigilância do estabelecimento poderá ajudar a identificar o criminoso. Aparentemente o atentado não foi contra funcionários ou contra a proprietária do estabelecimento, pois segundo a polícia o ataque pode ter sido direcionado a um dos clientes presentes no local sob motivações desconhecidas. Seis pessoas estão feridas no hospital.


Nenhum comentário: