Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Morre Gabriel Garcia Marquez


Premio Nobel de Literatura 1982 (© Getty)

O escritor Gabriel Garcia Márquez morreu nesta quinta-feira (17) no México, onde estava internado desde o dia 31 de março devido a um quadro de desidratação e infecção pulmonar. Considerado um dos maiores ficcionistas do século XX, Gabriel García Márquez fez carreira como um dos maiores representantes da literatura latino-americana.
Nascido em Aracataca, Colômbia, no dia 6 de março de 1928, Gabriel García Márquez, carinhosamente chamado pelos amigos de ‘Gabo’, começou no jornalismo aos 20 anos escrevendo artigos curtos para o jornal 'El Espectador'.
Depois de um breve período como repórter do ‘El Universal’, ele finalmente desistiu de estudar direito para se concentrar em tempo integral ao jornalismo. Ele se mudou para Barranquilla para trabalhar no jornal 'El Heraldo'.
Com o tempo ele se tornou um dos maiores jornalistas da América Latina e, em 1994, junto com o irmão Jaime García Márquez e com Jaime Abello Banfi, então diretor de um canal regional da região do Caribe e a Colômbia (Telecaribe), criou a Fundação do Novo Jornalismo Ibero-Americano em Cartagena de Indias com a intenção de educar os futuros profissionais.
Junto com o trabalho de jornalista, ele exerceu a profissão de escritor e publicou diversos contos. Em 1955, ele publicou seu primeiro romance, chamado 'O Enterro do Diabo: a Revoada'. 
Ele se tornaria famoso com a publicação de 'Cem Anos de Solidão' em 1967, obra que escreveu em 18 meses. Considerado um dos mais importantes romances do século XX, marcou uma reviravolta em sua carreira. O sucesso foi imediato: em poucos dias a primeira edição se esgotou e, em três anos, vendeu mais de meio milhão de cópias.
Em 1982, ele foi contemplado com o Prêmio Nobel de Literatura. De acordo com Academia Sueca, ele mereceu o prêmio pelo conjunto 'de seus livros e contos, nas quais o fantástico e o realístico são combinados em um mundo rico composto com a imaginação'. Durante os primeiros anos da década de 60, o lugar no qual o escritor se inspirava era o escritório que tinha em sua casa no México, onde ele compôs algumas de suas criações mais memoráveis tais como a obra-prima 'Cem Anos de Solidão'.
Anos depois, a partir de 1974, o escritor começaria a se dividir entre sua residência no México e Cartagena de Indias, Havana e Paris, lugares que mudariam tanto sua vida pessoal como sua produção.
Ele também viveu por um breve período em Barcelona, para onde se mudou em 1969. Seu tempo na Espanha foi decisivo para a liderança da onda de valorização da literatura espanhola. No dia 6 de julho de 2012, o irmão do escritor Jaime García Márquez publicou no Twitter que o escritor colombiano sofria de demência senil e que estava perdendo pouco a pouco a memória. Ele afirmou que a doença teve início em 1999 com o tratamento contra o câncer.
Gabriel García Márquez será lembrado como o maior ícone do realismo mágico, um gênero que mesclava elementos fantásticos com a narrativa realista. Considerado um dos maiores escritores de sua época, foi o único escritor colombiano contemplado com um prêmio Nobel.

Fonte: msn notícias

Nenhum comentário: