Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Direito de Falar

Nunca admirei certos movimentos estudantis, principalmente aqueles que misturam-se e confundem-se com partidos políticos, sejam eles quais forem. Ir a um evento estudantil e não se ver em meio a um mar de faixas e camisetas de legendas partidárias é um milagre e uma sorte ímpar. No entanto, o que mais me causa ojeriza nesses movimentos é o fato de eles se venderem aos interesses de políticos e em troca de favores irem contra suas próprias convicções.
Na década de 60 e 70, os estudantes lutavam contra a ditadura militar no Brasil em favor da liberdade de expressão, e foram justamente essas lutas que deram vez e voz para os estudantes, e tudo para quê? Para hoje uma ala pseudoesquerdista representarem o papelão vergonhoso e sem noção contra Yoani Sánchez, na divulgação de seu blog e do documentário Conexão Cuba-Honduras que seria exibido em feira de Santana (BA), na UEFS na última segunda feira (18). Não defendo aqui a pessoa da blogueira, mas a sua luta contra a repressão da liberdade praticada pelos dinossauros guerrilheiros da ilha caribenha (Fidel e Raul Castro), fato não velado e conhecido pelo mundo inteiro.
A jornalista cubana foi chamada de "mercenária anti-Cuba" e de "agente da CIA" por cerca de 50 manifestantes do PT e PC do B ligados ao movimentos estudantil que exibiram cartazes do ex ditador Fidel Castro e do guerrilheiro Che Guevara. A exibição do documentário foi cancelada devido a ação dos simpatizantes da ditadura comunista de Cuba, mas com tudo isso, Yoani de forma bastante diplomática afirmou que gostou de ser recebida com protestos no Brasil, pois sonha com um país onde "as pessoas poderão se expressar publicamente assim, sem represálias".
O irônico de toda essa situação é que o material distribuído pelos manifestantes é oriundo de um dossiê difamatório contra a blogueira produzido em Cuba e divulgado no Brasil com apoio do PT, que sempre mostrou simpatia pelo estilo de governo cubano. Que interesse teriam os líderes da ilha em difamá-la se eles estivessem certos? Se a verdade sempre vem à tona, por que tentar impedir a exibição de um documentário que segundo eles (e a escumalha que interrompeu a apresentação) estaria mentindo? A verdade é que  sendo esquerda fora do poder é fácil mostrar uma postura liberal, defensora dos direitos humanos, mas, quando aqueles que deificaram "Che" e Fidel assumem o governo, se utilizam de uma liberdade de expressão que resumo da seguinte maneira: Todo mundo é livre para falar o que quer, menos se for contra o governo. Prova disso é o fato de Yoani ter precisado de escolta policial para deixar a UEFS.
A blogueira Yoani Sánchez precisou de escolta policial em Feira de Santana (BA)
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/militantes-impedem-exibicao-de-filme-com-yoani-sanchez

O que foi feito em Feira de Santana por meio dos manifestantes foi uma demonstração de falta de argumento e de capacidade de diálogo dos manifestantes comunistas, que ao invés de gritarem "viva a revolução", deveriam falar viva a liberdade de expressão. "Posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o dizeres" (Voltaire). Ao que me parece, certas alas ditas de esquerda não conhecem o significado de liberdade.

Nenhum comentário: