Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - Bahia, Brasil e Mundo

Confira os fatos que que mais marcaram o mundo noticiados pelo Blog Cuscuzeiro:

Fevereiro
 Dilma é ingrata e ‘cospe no prato que comeu’, diz Fernando Henrique
Em nova ataque ao PT, a quem acusou de não reconhecer os avanços dos governos tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a presidente Dilma Roussef (PT) que, segundo ela, demonstra ingratidão e “cospe no prato que comeu”. — O que podemos dizer de uma pessoa ingrata? A presidente cospe no prato que comeu — disse nesta segunda-feira Fernando Henrique, antes de participar em Belo Horizonte de um seminário promovido por seu partido. Na última quinta-feira, durante a festa pelos dez anos do PT no poder, Dilma foi lançada candidata à reeleição pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela rejeitou a herança de Fernando Henrique Cardoso ao dizer que “nós não herdamos nada. Construímos”./

Março
Morre Hugo Chavez
Morre aos 58 anos o Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, na cidade de Caracas, em decorrência de um câncer na região pélvica. O anúncio oficial do falecimento ocorrido às 17:55 (horário de Brasília) foi feito pelo vice-presidente Nicolás Maduro. O presidente lutava contra o câncer desde junho de 2011, submeteu-se a cirurgias feitas em Cuba, e após grande debate sobre sua posse, retornou a Caracas em fevereiro deste ano.
Nascido em 28 de julho de 1954, o Tenente Coronel do Exército venezuelano tentou um golpe de estado fracassado em 1992. Chegou ao poder por meio do voto popula em 1999. Reeleito em 2006 e 2012, Chavez morre durante o seu terceiro mandato na Presidência. Com sua morte, encerra-se a trajetória de um dos mais controversos governantes da história, sempre disposto a pregar os ideais bolivarianos e a criticar o imperialismo americano, Chavez era seguido por outros chefes de estado. Ícone de esquerda e populismo, pedra no sapato de imperialistas.

O Papa é argentino
Por volta das 15:06, horário de Brasília, a fumaça branca foi vista na chaminé da Capela Sistina no Vaticano, além disso, os sinos da Basílica de São Pedro badalaram anunciando que o novo Papa foi eleito. Durante mais de uma hora o mundo esperou ansioso até que o Cardeal argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos foi anunciado como o novo sumo pontífice.
Foram necessário 5 votações para os 115 cardeais chegarem a um consenso. Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica. Adotando o nome Francisco I - inédito - o novo Papa assume o comando de uma igreja pressionada por escândalos e pela perda de fiéis para o protestantismo.

Abril
Morre a dama de ferro Margaret Thatcher
Londres, 8 abr (EFE).- A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu na manhã desta segunda-feira aos 87 anos, terá um funeral 'com honras militares' na catedral de Saint Paul de Londres em uma data ainda a ser definida, informou o governo britânico.
Segundo seu porta-voz, Timothy Bell, Thatcher morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ter passado os últimos anos com problemas de Alzheimer e afastada da vida pública.
Thatcher escreveu seu nome na história após ter se tornado a única mulher a assumir o posto de primeira-ministra no Reino Unido, onde esteve no poder de 1979 até 1990.

Maio
Itamaraty confirma morte de três turistas brasileiras na Turquia
O Itamaraty confirmou a morte de três turistas brasileiras no acidente envolvendo dois balões na região turca da Capadócia. Outros oito brasileiros estão feridos. Os nomes, no entanto, não estão sendo divulgados até que as famílias estejam informadas.
Anteriormente, as autoridades já haviam identificado o primeiro falecimento de uma turista de 71 anos que morreu no local da queda. As demais teriam morrido em um dos hospitais locais.
A embaixada do Brasil enviou dois representantes à Capadócia para prestar auxílio diplomático às vítimas do acidente.
Queda
A tragédia aconteceu pouco depois das 6h no horário local - 23h de domingo em Brasília -, em Göreme, vilarejo da Capadócia, na província de Nevsehir, centro do país. Minutos após a decolagem, o balão no qual estavam os passageiros brasileiros se chocou com o cesto de outra aeronave, tendo sua lona perfurada.

Junho 
Manifestações pelo Brasil 'goleiam' público da Copa das Confederações
As atenções internacionais estão voltadas para o Brasil, sede da Copa das Confederações. No entanto, internamente, o interesse do brasileiro sobre o que acontece no "país do futebol" parece ser outro.
Nesta segunda-feira, dia do encerramento da primeira rodada do torneio organizado pela Fifa, uma série de manifestações ganharam o país, e as ruas ficaram muito mais lotadas do que os estádios que receberam seleções do calibre de Brasil, Itália e Espanha.
Nas quatro primeiras partidas da Copa, exatamente 202.441 pessoas estiveram nos estádios de Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Nas ruas, espalhados por capitais e outras cidades do Brasil, foram mais de 250 mil manifestantes.
A diferença de "público" entre jogos e protestos - 50 mil pessoas, aproximadamente - é suficiente para lotar a Arena Pernambuco, por exemplo. Na verdade, até faltariam lugares, já que a capacidade máxima do estádio é de 43 mil torcedores.

 Julho
Morre Dominguinhos
O músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, morreu na noite desta terça-feira, 23, após ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo nesta segunda-feira, 22. O sanfoneiro, herdeiro de Luiz Gonzaga, havia sido transferido para a UTI na semana passada e estava internado desde o dia 17 de dezembro, devido a quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
Dominguinhos passou mal poucos dias após show, no dia  13 de dezembro, em homenagem a Luiz Gonzaga, na cidade de Exu (PE). O artista teve várias paradas cardíacas e foi hospitalizado em Recife (PE), com quadro de arritmia e infecção respiratória, complicações de um câncer de pulmão.

Agosto
Explosão deixa 6 feridos em Jacobina
A lanchonete conhecida como Cuscuzeria, localizada na Praça 2 de Julho em Jacobina sofreu um ataque de bomba. Segundo testemunhas, um homem passou correndo e atirou uma garrafa de coquetel molotov dentro do estabelecimento. No local estavam funcionários, um casal, uma família e uma mulher com duas crianças. Algumas pessoas foram atiradas à distância em decorrência da explosão.
O forro desabou e toda a mobília foi danificada. Os feridos foram levados para o hospital Antônio Teixeira Sobrinho, que por sorte fica na mesma praça. Duas das vítimas foram deslocadas em estado grave para Salvador com queimaduras de terceiro grau no rosto e outras vítimas estão com estilhaços grudados ao corpo.

Setembro
Morre em SP Luiz Gushiken, um dos fundadores do PT e inocentado no caso do Mensalão
Faleceu, aos 63 anos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ex-ministro Luiz Gushiken. Ele foi o primeiro réu no caso do mensalão a ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado. A informação foi dada ao Bahia Notícias por membros do PT, partido ao qual Gushiken era filiado e foi deputado federal por três vezes.
Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi um dos fundadores da legenda, após uma carreira como sindicalista e na luta estudantil, tendo sido preso durante a ditadura. Gushiken também coordenou as campanhas do ex-presidente Lula para o Palácio do Planalto em 98 e 99, e chegou a ser chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Em 2005, o petista foi acusado de ser um dos quarenta envolvidos no Mensalão, mas acabou absolvido. "Os aspectos deletérios daquela crise [do mensalão] também não podem ser esquecidos. 

Outubro
Para comprar emissora, apóstolo Valdemiro Santiago pede a fiéis que finjam doença ou deficiência
A Igreja Mundial do Poder de Deus, comandada pelo autointitulado apóstolo Valdemiro Santiago, estaria pedindo aos fiéis que se passem por “enfermos curados, ex-drogados e aleijados” em nome de um projeto de expansão da igreja.
 O colunista Daniel Castro publicou em seu site no portal UOL um modelo de carta em que os bispos da igreja solicitam “pessoas que possam viajar, para dar seu testemunho de consagração e vitória”, em um projeto pensado para “convencer mais pessoas a contribuírem financeiramente para a aquisição do canal 32".
Atualmente, o canal 32 é uma concessão do Grupo Abril, que vinha sendo usada para transmitir a programação da MTV Brasil em sinal aberto. Ele estaria à venda por R$ 500 milhões e serviria para suprir o espaço perdido pela Igreja Mundial do Poder de Deus na grade do Grupo Bandeirantes e da Rede 21.

Novembro 
STF determina execução imediata de penas do mensalão
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é favorável à execução imediata de penas dos condenados que não têm direito a novo julgamento no processo do mensalão. A Corte considerou que não havia para essas pessoas qualquer possibilidade de novos recursos e, dessa forma, a Justiça já poderia começar a cumprir as punições impostas. A votação, contudo, ainda não foi concluída. Nessa lista, estão pelo menos 12 réus: o deputado federal Pedro Henry (PP-MT), os ex-deputados José Borba (ex-PMDB-PR), Romeu Queiroz (ex-PTB-MG), Bispo Rodrigues (ex-PL-RJ); o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, a ex-diretora das agências de Marcos Valério Simone Vasconcelos, Rogério Tolentino, o ex-advogado das empresas de Valério; e o ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane. A discussão principal agora entre os ministros diz respeito aos condenados que terão direito a um novo julgamento por um determinado crime, recurso previsto nos chamados embargos infringentes. Esse é o caso, por exemplo, do ex-ministro José Dirceu. O tribunal ainda não decidiu a situação do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP). Ele entrou com embargos infringentes para tentar discutir a questão da perda automática do mandato dos parlamentares condenados no processo.

Dezembro 
Perda: Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial
 O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, anunciou nesta quinta-feira (5) o atual presidente, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. “Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.”
Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.
Foram quatro internações desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava emoção. Em março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira.



Nenhum comentário: