Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Roberto Carlos e seu oportunismo de mau gosto




Mais um ano chega ao fim e a Rede Globo, tão previsível como sempre, exibe em horário nobre o especial Roberto Carlos. Não discuto o talento deste grande compositor que a cada ano tem seus sucesso relidos por artistas de alto calibre, mas, sinceramente, ele não precisa de um show anual na maior enganadora de mentes do país para que as pessoas lembrem que existe. Seu sucesso é tão estrondoso e a onda de choque de seu talento vai tão longe que tenho certeza que as próximas dez gerações ouvirão falar dele.

Mas o fato é que o "Rei" já não compõe como antes, passam-se anos até que ele saia do limbo com uma novidade e aí vem com o show anual no plim-plim para bater cartão na mídia. O especial de fim de ano há muito tempo não passa de uma paródia ridícula de si mesmo, onde o mesmo repertório, com pouquíssimas diferenças é apresentado a uma platéia predominantemente "global". Mas o que torna tudo em um completo picadeiro é o oportunismo escancarado do líder da Jovem Guarda.

Isso mesmo, anos após ano ele convida para o seu show, a figurinha premiada do momento, o dono do hit de sucesso do ano corrente para aparecer no palco ao seu lado e arrebanhar a audiência dos que não curtem seu som mas surfam na onda da mídia. Em seu histórico estão - que me lembro - MC Leozinho ("se ela dança, eu danço") e Paula Fernandes, que muitos críticos anencéfalos tiveram a pachorra de dizer que teve um upgrade na carreira depois de aparecer ao lado do "Rei". Mentira deslavada. Se ela não estivesse arrebentado naquele ano, não estaria lá.

Ano passado Shayenne e as Empreguetes deram o ar da graça no Circo RC Especial. Se até personagens toscos de novela aparecem por fazer sucesso, imaginem só. Pois, este ano o homem se superou e desceu a um nível abaixo de zero ao convidar Anitta para cantar o "Show das poderosas" em seu palco. Além de ser uma música pobre, sem valor moral, a sua intérprete representa o pior da classe artística, que são aqueles que se valem de letras e danças sexualizadas para fazer sucesso. Quem duvida que veja os vídeos da "poderosa" no You Tube.

Da Globo eu já não espero nada de bom há tempos, pois a megera enganadora das massas tem sido a maior difusora de música de péssima qualidade, incluindo os sertanojos universitários com suas letras monossilábicas. Mas do Roberto Carlos, eu esperava mais bom senso. Fazer o quê? Ele tem medo de ser esquecido, por isso fica atirando em todas as direções, pra ver se acerta.

Nenhum comentário: