Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São José do Jacuípe: Vigilância sanitária confisca carnes do matadouro municipal




Na noite da última quinta-feira (05), a vigilância sanitária surpreendeu os magarefes de São José do Jacuípe e confiscaram toda a carnes existentes no abatedouro municipal. Após aparecerem, jogaram benzocreol em toda a carne e levaram para ser incinerada. Há muito tempo que a fiscalização havia avisado que esta ação ocorreria, no entanto, nenhum dos gestores municipais até então havia tomado decisões quanto às mudanças da situação do abatedouro, que está localizado ao lado do lixão municipal em condições precárias de higiene.
Os negociantes de carne também já haviam sido informados sobre as mudanças necessárias, no entanto a grande maioria não se adaptou às exigências.Construído na gestão 1997-2000, o abatedouro municipal possui uma ótima estrutura, mas péssimas condições de uso seguro para a saúde.
O resultado foi desastroso para os vendedores de carne que não puderam atender seus clientes na feira livre de hoje de manhã. Tendo a ameaça da vigilância sanitária se concretizado, cabe à atual gestão realizar as mudanças que há muito são necessárias. A população deve entender que este ato foi o mais correto, uma vez que evita a continuidade do manuseio incorreto que carne que pode acarretar o desenvolvimento de doenças que podem levar à morte. Todo devem se conscientizar que o consumo de carne sem fiscalização é prejudicial à saúde. Gestores e população devem ser os principais fiscais desse tipo de comércio.

Redação: Pablo Rios

Nenhum comentário: