Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - Região

Notícias que marcaram a região e estiveram por aqui no Cuscuzeiro.


Março
Bandidos explodem agência do Bradesco em Mairí
A agência do banco do Bradesco do município de Mairi, a 284 km de Salvador, localizada na Praça Alexandre Moreira, no centro da cidade, foi explodida na madrugada deste sábado, 2 de março de 2013.
Segundo informações de populares, cerca de 6 criminosos fortemente armados, arrombaram a agência por volta das 2h40min e usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos.

Ainda segundo informações de moradores, foram duas fortes explosões que deixaram a agência totalmente destruída. Depois da ação, os ladrões fugiram em um veículo de cor preta, de dados não identificados, em direção a estrada do distrito de Angico.
Os caixas eletrônicos ficaram destruídos 

Abril
Acidente envolve vários veículos na BA-052, entre Baixa Grande a Ipirá
Por volta das 06h30min, desta manhã segunda-feira (29), ocorreu um acidente envolvendo uma carreta de combustível que seguia sentido Baixa Grande a Ipirá, no km 110 da BA 052, próximo da entrada da fazenda Sítio. 
Os veículos menores estavam trafegando sentido Ipirá Baixa Grande. Um Honda Fit e um Corolla, ambos com placas de Irecê. A carreta desceu uma ribanceira e não tombou. 
Não houve vítimas graves. A Polícia Militar de Baixa Grande esteve no local do acidente, onde foi feita a ocorrência.

Maio
Adolescente furta ônibus em Retirolândia e dirige até Valente.
 Um fato inusitado aconteceu na noite de, segunda-feira, 06/05, por volta das 18h00min, quando um garoto de apenas 12 anos, de iniciais E.C.O, natural de Valente furtou na cidade de Retirolândia um ônibus escolar, de placa policial JOZ-2245, pertencente ao senhor de prenome Ivan, e estava estacionado no Auto Posto Retiro que fica na entrada da cidade.
Segundo familiares do garoto ele começou sua aventura por volta do meio dia furtando no bairro Hermírio Simões em Valente uma moto NX 150, do Sr. Joselino de Jesus conhecido como “Lino do Sindicato” que é seu padrasto. Ele rodou com essa moto pela zona rural por cerca de duas horas e chegou até o povoado da Jiboia em Retirolândia onde acabou a gasolina, ele então abandonou o veículo e foi a pé para a sede do município de Retirolândia.
Lá resolveu furtar o ônibus e continuar sua aventura pela zona rural, mas ao passar pela comunidade de Cipó de Leite, em Valente, onde estava acontecendo uma novena, ele foi reconhecido por populares que avisaram ao Sr. Eraldo Araújo, que é tio do adolescente, e o mesmo foi até o local para tentar interceptá-lo, ao ver o tio o garoto fechou as portas do veículo e tentou dar marcha ré para fugir, mas Eraldo conseguiu entrar pela janela do ônibus e domina-lo.
A polícia militar de Valente foi acionada e conduziu o garoto juntamente com sua mãe, seus familiares e as vitimas para a delegacia local, lá na presença de um conselheiro tutelar foi combinado que o garoto será apresentado na manhã desta terça-feira 07/05 na sede do conselho tutelar em Valente para em seguida ser levado até a delegacia de Retirolândia onde será registrado o boletim de ocorrência para ver que tipo de medidas podem ser tomadas neste caso.
Familiares do garoto informaram a nossa equipe que ele já praticou esse tipo de delito outras vezes, inclusive certa vez ele furtou uma moto Biz de um parente aqui em Valente e só foi localizado no Posto Trevo em Feira de Santana quando tentou abastecer a moto e o frentista desconfiou dele e acionou a polícia.

Junho
Jovem morre e outro fica ferido em acidente de moto no município de Pintadas
Neste domingo, 30 de junho de 2013, por volta das 5h da manhã, aconteceu um grave acidente de moto com dois jovens na BA 414, próximo ao povoado do Raspador, município de Pintadas.
Segundo informações de populares, os dois jovens estavam retornando da festa em uma moto Fan de cor preta. O condutor perdeu o controle em uma curva e colidiu a moto contra o guard rail da pista. O impacto foi tão forte que a frente da moto foi arrancado e o pneu estourado.  
Um jovem morreu no local e o outro ficou gravemente ferido, sendo transferido para Salvador em estado grave. O acidente aconteceu na BA-414, que liga os municípios de Pintadas e Ipirá.

Julho
Neusa solicita sinalização vertical para Pintadas, Serrolândia e Várzea do Poço
Na última quinta-feira, 4, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a deputada Neusa Cadore solicitou do diretor geral da organização, Maurício Botelho, sinalização vertical para os municípios de Pintadas, Serrolândia e Várzea do Poço.
A reunião contou com a presença dos prefeitos Edenival Mendes (Pintadas), Gildo Mota (Serrolândia) e Paulo José (Várzea do Poço), que relataram as dificuldades enfrentas pela falta de sinalização.
O diretor do Detran comprometeu-se em enviar uma equipe técnica para realização de estudos nos três municípios e, em seguida, serão elaborados os projetos. Participaram também da audiência o vereador e o secretário de Agricultura de Pintadas, Valberto e Valcyr Rios, respectivamente.

Agosto
Lucas de Mairi é vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo
O atleta Lucas Almeida Rios, conhecido como Lucas 3G, natural de Mairi, disputou o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, neste sábado, 03 de agosto de 2013.

Lucas 3G esteve na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, onde aconteceu a competição. Pela manhã ele disputou com 12 concorrentes e foi classificado para grande final que aconteceu às 16h e foi vice-campeão brasileiro.
No dia 30 de junho deste ano, o atleta de foi campeão pela categoria 1,75 m do Campeonato Baiano de Fisiculturismo Clássico, no Centro de Convenções, em Salvador. Na categoria de até 80 kilos, Lucas ficou no top 3, entre os melhores atletas que disputaram o campeonato.
No mês de agosto do ano passado, Lucas participou do Campeonato Baiano e ficou em 5º lugar na categoria estreante. No final do ano, ele participou do Campeonato Iron Man, organizado pela Federação Baiana de Fisiculturismo  e sagrou-se campeão em 03 categorias.


Setembro
Perseguição e tiros pelas ruas de Ipirá
A população de Ipirá, distante 202 km de Salvador, foi surpreendida no final da manhã desta quinta-feira (26/09), com uma mega operação policial, desencadeada por integrantes da 5ª CIA PM, comandada pelo Capitão Igor Prazeres. 
Após denuncia uma guarnição da PM passou a perseguir um casal que estava a bordo de um veículo Corola prata. Ao perceber a presença da polícia, o motorista do veículo saiu em alta velocidade, gerando tiroteio e perseguição. Na fuga o condutor para se livrar da polícia jogou o veículo contra outros carros e em seguida atingiu o portão de entrada do fórum na Rua Elziro Macedo, centro da cidade.
Segundo informações da PM, trata-se de um homem que foi preso quando planejava um assalto a banco em Ipirá, no inicio do ano passado. 
Com os ocupantes do veículo foi encontrado um revolver e certa quantidade de droga. Os ocupantes do veículo que ficou bastante avariado foram presos e encaminhados ao Complexo Policial de Ipirá.

Outubro
Homem é executado com dois tiros em Capela do Alto Alagre
Edmilson Cardoso de Matos, 54 anos, que residia na fazenda Roncador, zona rural do município de Capela do Alto Alegre, foi assassinado na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro de 2013.
Segundo informações a vítima foi executada com dois tiros na fazenda Carrapato, no mesmo município onde morava. Não se sabe o motivo da execução, tampouco pistas dos assassinos.
O corpo foi removido e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Novembro
Riachão do Jacuípe – Um morto e outro ferido em tentativa de assalto a ônibus no de Nova Fátima
Uma tentativa de assalto a um ônibus da São Luiz na noite desta quarta-feira (28), acabou mal para os dois assaltantes. João Paulo dos Santos, 18 anos, conhecido como "Guel", morreu após ser alvejado com 6 tiros de arma de fogo. O menor D.S.G. de 17 anos, cúmplice de "Guel", também foi atingido por dois disparos.
Testemunhas relatam que os jovens subiram no ônibus, que fazia a linha Juazeiro/Salvador, na cidade de Nova Fátima, ao chegar no Km 589, próximo à entrada do povoado de Açude, a cerca de 2 km de Vila Aparecida, onde ambos moravam, eles anunciaram o assalto, um policial a paisana foi descoberto e agredido.
Os jovens saquearam os passageiros e ao se preparar para descer do veículo, o policial sacou outra arma e efetuou os disparos. Apesar do pânico, o ônibus seguiu viagem até Riachão onde parou na DP, mas devido a licença médica do Delegado Drº Baqueiro, o flagrante foi encaminhado para Feira de Santana, onde as armas dos acusados e a queixa da tentativa de roubo deu entrada no complexo Investigador Bandeira.

Dezembro
Forte correnteza deixa ruas inundadas na cidade de Várzea do Poço
A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2013, deixou diversa ruas alagadas no centro da cidade de Várzea do Poço.
Exemplo da rua Francisco José de Almeida que fica nos fundo da casa do ex-prefeito Antonio Carneio ficou com um nível muito alto de água, devido a alguns tanques nas proximidades da fazenda Santa Rita ter sangrado em direção a cidade, por isso alagou alguns estabelecimentos comerciais. 
Carros que estavam em uma oficina foram pegos de surpresa, e ficaram com as rodas totalmente submersas, forçando os seus proprietários a empurrarem os veículos para um lugar mais alto, evitando assim que os mesmos pudessem ser arrastados pela forte correnteza.


Nenhum comentário: