Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

São José do Jacuípe: Depois das chuva

Nos últimos dois anos enfrentamos um longo e terrível período de estiagem, mas, finalmente as frentes frias chegaram em nossa região e o que já podemos concluir é que a seca acabou. Da semana passada para cá, São José do Jacuípe foi agraciada com uma boa temporada de  chuvas fortes que caem quase todas as noites, fazendo o rio correr forte e antiga "presa" transbordar.

De fato algumas pessoas tem sido prejudicadas com alagamentos, pois parte do bairro Luís Eduardo Magalhães fica inundada durante as tormentas, fazendo desaparecer debaixo d'água as passagens de terra que dão acesso à região. Mas há mais o que se comemorar do que lamentar, pois já não vemos o cenário de desolação que predominou nos últimos tempos, onde até o mandacaru estava seco e sendo usado como ração.

Os calçamentos rachados e valetas abertas em ruas sem pavimentação são rapidamente fáceis de reparar, mas as mazelas da estiagem não sairão tão fácil da memória da maioria das pessoas que muito perderam. Que venham mais chuvas para que a crise hídrica de nossa barragem passe. Sobre isso, boas notícias, desde o início da temporada de chuvas, o nível da barragem subiu mai de um metro.

Vamos nos prevenir e estar preparados para as próximas enxurradas, pois as previsões apontam mais algumas semanas de chuvas, que serão bem vindas. São José hoje mostra uma paisagem verdejante e aliviada e embora as fotos a seguir mostrem lama em abundância e ruas danificadas, todos sabemos que isso iria acontecer, como sempre foi. Comparados os prejuízos, sabemos que a seca nos levou bem mais. Tudo pesado e medido, estejamos gratos.































Nenhum comentário: