Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - São José do Jacuípe

Veja os principais fatos mês a mês em nossa cidade.

Fevereiro
Dois Jacuipenses vão parar no HGE
O fim de semana em São José do Jacuípe terminou agitado. No último domingo, 17/02/2013, dois homens se desentenderam e um deles atirou no outro, atingido-o na virilha. Vendo o amigos baleado, seus companheiros agrediram violentamente o atirador. Os feridos foram encaminhados para o HGE em Salvador na mesma noite.

Março
Professores Comparecem à Sessão Legislativa de São José do Jacuípe
Cerca de 70 Educadores da rede pública municipal de São José do Jacuípe compareceram hoje (01) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, também estiveram presentes, oito dos nove vereadores do município de Capim Grosso, que vieram prestigiar os trabalhos do dia. Além do ping-pong de ideias e dos pronunciamentos pró e contra o Executivo atual, alguns assuntos dominaram a fala dos Edis.
Alguns falaram sobre a dificuldade em conseguir atendimento no setor da saúde, o caso dos terrenos da Rua Ramiro Grande também foi mencionado. Todos os que fizeram uso da tribuna mostraram preocupação com a situação caótica da Caixa de Previdência Municipal, que há muito anos opera no vermelho cobrando 11%, taxa acima da prevista em lei (8%). Alguns se arriscaram em palpites de que até 2016 a Caixa estará totalmente falida se uma solução não aparecer para tapar o rombo que somente cresce a cada ano e gestão.

Mas o que mais foi discutido foi na campo da educação. Os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade em caráter de urgência o aumento em 7,97% do piso salarial dos professores, que mesmo sendo lei nacional, ainda não havia ocorrido o reajuste, mas, se recusaram a colocar em pauta o projeto de Lei que aumenta o salário de diretores e vice-diretores, que segundo informações, foi escrito dia 14/02 mas enviado para apreciação do Legislativo somente no dia 26/02. Pelo curto espaço de tempo, o vereadores decidiram não colocar em pauta, a fim de estudar o projeto com calma e verificar a disponibilidade do orçamento municipal. O projeto será votado em três sessões, como diz o regulamento da Casa.

Maio
Homem é baleado em São José do Jacuípe
Ontem (01 de maio), por volta das 17:40, José Roque (31) foi alvejado no peito direito com um tiro de espingarda nas imediações do hospital municipal. Não há informações se foi um acidente ou tentativa de suicídio, pois o próprio Roque teria sido o autor do disparo.

No momento do acidente a ambulância estava conduzindo um paciente à UPA de Capim Grosso e por isso foi removida do local no carro de um morador da cidade. José Roque foi atendido no Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana e passa bem.
Vice campeão do Jazidão, Jacuípe termina campeonato com moral lá em cima

Após uma belíssima campanha, o Jacuípe termina em segundo diante do Força Jovem (Várzea do Poço).
O Jacuípe entrou no Campeonato do Jazidão 2013 apenas no intuito de representar o município de São José do Jacuípe e sem nenhuma outra pretensão, mas no decorrer da competição a equipe foi crescendo e se tornando uma preferência, mesmo entre alguns campingrossenses que se tornaram torcedores do modesto time.
Com uma torcida fiel e fanática, que produziu mais de 300 camisase foi eleita a melhor torcida organizada, a equipe se fortaleceu e foi avançando. Chegou à final invicta, empatando um jogo e vencendo todos os outros, alguns por goleadas. Mas não foi só isso, tendo o goleiro menos vazado (Nininho), um dos artilheiros (Lucas) e a revelação do campeonato (Massinho) o Jacuípe mostrou não só para os pagantes dos jogos, mas também para si próprios que é possível se superar a cada dia.
Fundado em meados da década de 70 pelos saudosos Toinho da Padaria e Zé Jambeiro, o Jacuípe Social Clube foi uma referência de força esportiva na região, passou por altos e baixos até ser totalmente desativado. Este ano, ressurge das cinzas de um passado de glória e  chega à final de um dos campeonatos mais importantes da região. Embora o vice-campeonato não tenha sido o desejado, disputar o título e abocanhar tantos troféus mostrou que o futebol de São José do Jacuípe pode muito mais do que pensava a maioria. Avante Jacuípe!

Junho
Vereadores de oposição procuram a prefeita e cobram solução para a caçamba
Na tarde desta segunda-feira (17), a presidenta Ana Katucia e os vereadores José Oliveira, Joaquim Vilaronga e Antônio Matos tiveram no gabinete da prefeita Maria Verusa no distrito de Itatiaia para buscar uma solução para a situação da caçamba nova que se encontra na autorizada IVECO em Feira de Santana com uma despesa de R$ 52.000,00. Os vereadores cobraram uma solução urgente à prefeita, enfatizando que a autorizada deu um prazo de até 30/06/2013. Se a prefeitura não procurar resolver a situação vai entrar na justiça, e a mesma pode lhe dar o direito de leiloar o bem para retirar as suas despesas, e a prefeitura ficar sem a caçamba. A prefeita garantiu aos vereadores que essa semana ainda vai procurar a autorizada para negociar a despesa, pois a prefeitura não pode pagar a vista esse valor e vai tentar parcelar e trazer o veiculo para o município.
A presidenta e os vereadores fizeram o seu papel de tentar resolver a situação e esperam que a prefeita faça o mesmo. 

Julho
Educação parada em São José do Jacuípe
Com o intuito de reivindicar o pagamento dos salários atrasados (dezembro/2012, 13º e 1/3 de férias), a APLB Sindicato mobilizou os profissionais da educação de São José do Jacuípe e neste exato momento toda a educação do município parou. As aulas foram suspensas e os professores e demais profissionais do setor estão reunidos na sede da APLB para seguir em marcha até a prefeitura onde solicitarão uma reunião com a prefeita.

Outras classes já confirmaram adesão ao movimento. A saúde está parando, guardas estão presentes, motoristas se mobilizando para parar. Estudantes estão dando apoio ao manifesto e veradores se fazem presentes. A imprensa regional está cobrindo o protesto, duas rádios estão presentes.

São José do Jacuípe: Professores acampados na prefeitura
Após realizar marcha pelas ruas e protestos em frente a Prefeitura, funcionários de São José do Jacuípe bloquearam a estrada de acesso da cidade, no intuito de chamar a atenção da prefeita que ainda não compareceu para negociar as reivindicações que entre outras são:
Pagamento dos salários atrasados (dezembro de 2012, 13º e terço de férias) e uso indevido de verbas do FUNDEB.
Não havendo resposta, por ordem da promotoria, a prefeitura foi ocupada. Os professores na 2º noite de ocupação na espera que a prefeita atenda a categoria para se chegar a um acordo, mais a mesma se recusa recebê-lo. O movimento dos professores é pacífico, nada foi danificado e nem impediram que os funcionários trabalhassem no local. O poder executivo solicitou ajuda do Major da PM de Jacobina, mas o mesmo não atendeu ao pedido alegando estarem os professores gozando de seus direitos e que a polícia intervirá somente se houver danos ao patrimônio público.
Ameaças foram feitas na intenção de parar os protestos. O professores que tem aulas extra foram ameaçados de perdê-las caso comparecessem à ocupação, as demais categorias de funcionários, por não terem uma entidade representativa como a APLB, não estão participando do acampamento por terem sofrido ameaça de corte salarial. A faixa com os dizeres "FUNCIONÁRIOS REIVINDICANDO SEUS DIREITOS", que foi usada na manifestação e estava na fachada da prefeitura foi rasgada por uma funcionária do alto escalão.
Os professores reiteram que não estão fazendo manifestação partidária, uma vez que entre os manifestantes há pessoas de grupos políticos distintos, estão apenas reivindicando o que é seu e pedindo que a prefeita compareça para uma conversa.
São José do Jacuípe recebe jovens da França
As preparações para a JMJ 2013 chegaram a São José do Jacuípe. Nesta semana a cidade recebeu jovens de diversas partes do país (São paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, etc.) e uma delegação de jovens da França que estão fazendo parte do projeto MAGIS, uma peregrinação de jovens que antecede o encontro no Rio de Janeiro.
Eles visitaram escolas, comunidades e distritos. Em especial, o Colégio Estadual Berilo Vilas Boas os recebeu três vezes ontem (16) para celebrações culturais no pátio da unidade escolar. Foram feitas apresentações de dança, música e literatura, que eles apreciaram bastante. Encerraram a noite dançando uma quadrilha junina.

Agosto
Morador de Itatiaia faz denuncia contra Chefe de Transporte de São José do Jacuípe
José Iran, ressaltou que participa do mesmo Grupo e Comitiva Politica de Celso, mostrando-se contrariado com a atitude do mesmo.
José Iran da Silva compareceu à redação do Jornal Folha Regional na tarde de sexta-feira, (23), para fazer uma denuncia contra o Chefe de Transporte do município de São José do Jacuípe, popularmente conhecido como Celso de João Conrado, que é irmão da atual prefeita da localidade.
Segundo José Iran, sua esposa sofreu um acidente de motocicleta, na tarde de quinta-feira, (22), nas mediações do contorno de São José, e acusa Celso, de ter visto o incidente e não ter prestado socorro à vítima, Joselita Ferreira da Silva, que teve ferimentos no braço, barriga e pé, e após o incidente, foi atendida na UPA 24HORAS de Capim Grosso e em seguida levada para Feira de Santana, para passar por procedimentos médicos.

Setembro
São José do Jacuípe - Vereador cobra resolução do impasse do PIS/PASEP
Os funcionários municipais de São José do Jacuípe ainda não receberam seu PIS/PASEP devido a falta de informação. Os membros do poder Legislativo Municipal vêm cobrando uma resolução para este problema, e o mais veemente nesta questão tem sido o vereador Rosemilson Vilaronga, que em seus pronunciamentos na tribuna cobra soluções.
Recentemente divulgou uma nota através de sua rede social onde enfatiza a necessidade de deixar partidarismos de lado em benefício do povo:
“Está complicada a situação para os funcionários da prefeitura para receber o PIS/PASEP. Fiz um pronunciamento hoje (última sexta-feira) na câmara falando do assunto. Fica um querendo colocar a culpa no outro. Espero que o povo não seja prejudicado, pois se não receber, vai deixar de circular pouco menos de 100 mil no município. Uma verba que vem do governo federal. Vamos deixar de colocar a culpa um a o outro e vamos providenciar informar para o povo receber o dinheiro. Já falei, vamos colocar o povo em primeiro lugar porque se não acontecer, vocês estão querendo colocar o povo em último lugar, e assim não dá. Vou esperar com atenção, pois o povo merece respeito”.

Outubro
São José do Jacuípe: Dia dos professores Anos 80
Na segunda-feira, dia 15 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de São José do Jacuípe comemorou o dia do professor em grande estilo. Em uma grande confraternização no Clube Recreativo, o tema foi anos 80. Após um delicioso buffet, os professores foram homenageados com vídeos e mensagens. O Secretário Municipal de Educação, Milton Mascarenhas fez uma bela leitura para enaltecer seus colegas de profissão.
Após sorteios de brindes, entre os quais um computador, a balada foi animada por Wagner e banda, com um repertório clássico dos anos 60, mesclando músicas de The Fevers e Renato e seus Blue Caps. Grande parte dos docentes compareceram ao evento.

Barragem de São José à beira da morte
A barragem de São José do Jacuípe está dando os seus últimos suspiros. Estando entre as maiores do Estado da Bahia, hoje está abaixo dos 9% de sua capacidade. Inaugurada em meados dos anos 80, chegou ao seu auge em 1992 quando sei sangradouro foi utilizado pela única vez. O período de estiagem que atinge o Nordeste a quase dois anos está espalhando um rastro de destruição pela região. As fotos abaixo chocam os que conheceram a barragem em seus bons tempos.

Entre elas, as ruínas de uma casa que foi inundada pela água e que há vinte anos estava submersa, aparecem quase por completo ao lado de uma cisterna. Bancos de areia que estavam submersos por muitos metros de água aparecem próximo à torre que está praticamente exposta, nela pode ser vista a marca do maior nível de água já contido na barragem e se assombrar com a diferença atual. Se uma boa temporada de chuvas não cair sobre a região, a barragem logo irá secar e muita cidades ficarão sem abastecimento de água.
Um pedido de transposição do Rio São Francisco para a Bacia do Jacuípe foi encaminhado à presidente Dilma Roussef, mas por enquanto não nada oficial sobre aprovação do projeto.

Dezembro
São José do Jacuípe: Vigilância sanitária confisca carnes do matadouro municipal
Na noite da última quinta-feira (05), a vigilância sanitária surpreendeu os magarefes de São José do Jacuípe e confiscaram toda a carnes existentes no abatedouro municipal. Após aparecerem, jogaram benzocreol em toda a carne e levaram para ser incinerada. Há muito tempo que a fiscalização havia avisado que esta ação ocorreria, no entanto, nenhum dos gestores municipais até então havia tomado decisões quanto às mudanças da situação do abatedouro, que está localizado ao lado do lixão municipal em condições precárias de higiene.
Os negociantes de carne também já haviam sido informados sobre as mudanças necessárias, no entanto a grande maioria não se adaptou às exigências. Construído na gestão 1997-2000, o abatedouro municipal possui uma ótima estrutura, mas péssimas condições de uso seguro para a saúde.
O resultado foi desastroso para os vendedores de carne que não puderam atender seus clientes na feira livre de hoje de manhã. Tendo a ameaça da vigilância sanitária se concretizado, cabe à atual gestão realizar as mudanças que há muito são necessárias. A população deve entender que este ato foi o mais correto, uma vez que evita a continuidade do manuseio incorreto que carne que pode acarretar o desenvolvimento de doenças que podem levar à morte. Todo devem se conscientizar que o consumo de carne sem fiscalização é prejudicial à saúde. Gestores e população devem ser os principais fiscais desse tipo de comércio.


Nenhum comentário: