Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Na terra do dou-lhe 4

Ministro Celso de Mello

O STF aceitou hoje um novo julgamento de parte das denúncias dos acusados do mensalão. A decisão foi desempatada pelo Ministro Celso de Mello, que tendo a oportunidade de fazer cumprir a decisão da terceira e última esfera de julgamento possível no país, decidiu a favor dos envolvidos no maior crime de corrupção da história do Brasil. O Ministro considerou válido o recurso conhecido como embargo infringente, que garante ao réu condenado pelo STF a recorrer da sentença, ou seja, os ministros do supremo precisam revisar suas próprias decisões a fim de ter certeza se é realmente isso.
Felizmente, não há chance de absolvição e sim de uma redução das penas, o que com certeza está sendo comemorado com foguetório pela turma da estrelinha, haja vista que três dos 12 réus são do círculo íntimo de relacionamentos do Rei sem trono. A decisão do STF, que na verdade foi de maioria simples, simplesmente vem se encaixar numa série de lambanças que vem sendo feitas - algumas por baixo dos panos - para atenuar, ou na pior das hipóteses, limpar a barra dessa quadrilha mensaleira. Entre estas, o PT pedir que algumas celas do complexo presidiário de Brasília fossem reformadas a fim de dar mais conforto aos réus do caso.
Certo, está na lei este direito de recurso dos embargos infringentes, então, cumpra-se a lei, afinal de contas, outras turmas já se utilizaram desse privilégio de poucos. Cumpra-se, mesmo que a sujeira esteja visível e mau cheirosa. E o futum vai durar, pois o julgamento que começou em 2012 poderá ir até 2014 e no final, mesmo condenados, duvido que algum desses pulhas sejam presos, pois até a própria Lei tem artifícios que os tornam intocáveis.
Existem três esferas de tribunais no Brasil: Municipal (ou comarca), Estadual e Federal, mas por aqui, quando o interesse é de cachorro grande, é possível arrancar um dou-lhe 4 da manga.

Nenhum comentário: