Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

A 100 dias da Copa, Alemanha estava pronta e África à frente do Brasil

Brasil ainda precisa entregar quatro dos 12 estádios para a Copa e sofre mais que África do Sul para cumprir prazos.
A 100 dias da Copa, Alemanha estava pronta e África à frente do Brasil
"Soccer City, estádio em Johanesburgo / Crédito da foto: AP"
A contagem regressiva que começou em 2007 está chegando ao fim. Sete anos se passaram desde quando o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014, e agora restam apenas 100 dias para o pontapé inicial de 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, marcando o início do Mundial.
Para realizar o evento conforme o planejado, o país ainda precisa entregar à Fifa quatro dos 12 estádios a tempo de realizar eventos-teste exigidos pela entidade.
Tomando como base somente as arenas, o Brasil pode dizer que está 66,6% pronto para o Mundial. No mesmo período, em 2006, a Alemanha estava 100% pronta, enquanto a África do Sul, em 2010, poderia se considerar 80% preparada para receber o torneio.
Os números são de um levantamento feito pela BBC Brasil para traçar um comparativo com os dois últimos Mundiais e constatar em qual estágio estavam os alemães e os sul-africanos a 100 dias da Copa considerando apenas as obras nos estádios.
Na Alemanha, em janeiro de 2006, faltando ainda cinco meses para o início do torneio da Fifa, as 12 arenas que abrigariam jogos do Mundial já estavam prontas e testadas. O último gramado a ser entregue ficou pronto em novembro de 2005 e, no início de 2006, os 12 palcos da Copa já haviam recebido pelo menos um jogo oficial.
As arenas alemãs já eram utilizados nas próprias partidas do Campeonato Alemão durante a temporada 2005-06 e não apresentaram maiores problemas para a Fifa.
Na África do Sul, em 2010, porém, os 100 dias que antecederam o início da Copa não foram tão tranquilos. O país sul-africano chegou à reta final da contagem regressiva com oito dos 10 estádios prontos e testados pelo menos uma vez, mas acumulou problemas nos outros dois que faltavam.
A grande preocupação da época era com o Soccer City, em Johanesburgo, estádio que seria palco da abertura e da final da Copa do Mundo de 2010. A arena em si estava pronta no início do ano, mas os trabalhos no entorno dela só permitiram um teste oficial em maio, faltando apenas um mês para o início do Mundial.
O estádio Mbombela, em Nelspruit, foi outro que causou inúmeras preocupações à Fifa e também só pode ser testado no meio de maio, a menos de 30 dias da Copa.

Nenhum comentário: