Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

Absurdo: Mulher com saia curta merece ser atacada, diz inquérito

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 65% dos brasileiros acredita que se uma mulher usa roupa justa e saia curta, ela merece ser atacada. O estudo indica que a violência contra a mulher ainda é muito tolerada no Brasil, informa o jornal O Estadão.

Mulher com saia curta merece ser atacada, diz inquérito

Os resultados apurados no estudo realizado pelo Ipea apontam um tolerância à violência contra mulheres mesmo quando estas são vítimas de estupro. Dos entrevistados, 65% entre homens e mulheres, acreditam que responsabilidade das agressões e estupros também pode ser atribuída à escolha de roupas usadas.
Mulheres que usem roupas mais apertadas ou curtas, revelando mais do seu corpo, merecem ser atacadas, aponta o estudo. Os entrevistados, na sua maioria, afirma ainda que se “a mulher se soubesse comportar” os registros de estupro seriam bem menores.
Os resultados chocaram até os pesquisadores que não esperavam que esse tipo de preconceito ainda existisse no Brasil. Com base na investigação, os autores do estudo indicam que a maioria dos brasileiros vê a agressão como forma de castigo ou correção, ou seja, para evitar que ela volte a usar roupas provocantes ou para impedir que se volte a comportar de foram “indesejada”.
A pesquisa reflete ainda que esse tipo de pensamento, que afirma ser muito antiquado, varia também de região para região. Em zonas metropolitanas, onde a taxa de escolaridade é mais alta, essas crenças são mais reduzidas. A idade também influencia: pessoas mais jovens não têm esse tipo de pensamento.
O que o estudo aponta é que em famílias onde se acredita que o homem é o cabeça de lar e que a mulher deve ficar em casa tomando conta dos filhos e das tarefas domésticas, a agressão em mulheres é mais justificado.

Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: