Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

São José do Jacuípe: Patrimônio desrespeitado

O cemitério velho, localizado nos fundos da Prefeitura Municipal está em completo abandono. O mesmo é um patrimônio histórico da nossa cidade, infelizmente, ainda não foi tombado como tal devido à falta de uma lei do patrimônio histórico municipal, que não existe por falta de um conselho de cultura, que resulta da ausência de um plano municipal de cultura. Problema esse que se arrasta desde a fundação do município e não são de hoje as cobranças para que seja elaborado.
No interior do velho cemitério, pavimentado na gestão 2001-2004, existem sepulturas seculares. Algumas datam ainda do século XIX. É um descaso total observar que essa herança histórica esteja cheia de mato, sem o mínimo de cuidados e conservação. Deixar que patrimônios como este sejam esquecidos e entulhados é um ato de assassinato à posteridade e à nossa identidade cultural.
No entanto, não se observa apenas o esquecimento dos gestores, muito lixo doméstico pode ser visto nos cantos dos muros do cemitério, provavelmente oriundos das casas que tem seus fundos para o beco que passa por trás do muro. Para quem em tese tem usado o cemitério como lixeira, fica uma advertência: o lixo que você joga lá pode acumular água e atrair mosquitos da dengue, que podem vitimar a sua própria família, sem falar de outras patologias.





Sepultura do século XIX (1890)

Sepultura de 1930

Sepultura de 1913


Nenhum comentário: